A infinidade de dados geridos diariamente por pessoas e empresas é impressionante, não é mesmo?
Pois bem, imagine isso ser invadido e atacado por um vírus cibernético, o famoso Ransomware que sequestra informações violando e ameaçando a exposição das informações para o mercado.
Então, o artigo de hoje traz as principais características desta ameaça virtual e, claro, como você pode minimizar as chances de invasão na gestão corporativa e pessoal.
O Ransomware é um ataque cibernético, no qual um software ou código malicioso invade qualquer programa, sistema, servidores e máquinas ligadas à internet, de forma ilícita. Assim, ocorre muitas vezes por ações evitáveis no dia a dia, como:
Conforme a pesquisa da Sophos feita no início de 2021, o aumento de ataques cibernéticos foi capaz de impactar diretamente nas habilidades de segurança de TI em todos os segmentos.
Ainda na pesquisa, 53% das empresas entrevistadas garantem que os ataques cibernéticos são avançados demais para que os seus especialistas de TI possam impedi-los sozinho.
Criptografia: Os cibercriminosos criptografam os arquivos sensíveis dos computadores. Desse modo, garante que o usuário não consiga acessar.
Bloqueio: Neste método não se usa a criptografia, mas sim o bloqueio dos acessos dos dispositivos. Sendo assim impede a utilização dos usuários.
Como o Ransomware age?
O Ransomware joga “iscas” que na teoria são conhecidas como”phishing”, que estão dentro de e-mails e que, quando abertos pela vítima, contaminam a rede com o malware.
A partir disso, o malware age como trava nos acessos dos usuários ao banco de dados hospedados nas redes infectadas.
O Sequestro das informações
Posteriormente, as informações são sequestradas e, aí, que vem o pior: os criminosos só fazem a liberação dos dados por meio de pagamentos exorbitantes.
E, acredite, os criminosos exigem que sejam feitos por criptomoedas. Isso porque, com o pagamento neste formato, o rastreio dos autores dos crimes é quase que impossível.
Existem dezenas de malwares que ameaçam a gestão corporativa, entretanto, citaremos três que conseguiram abalar o mundo.
Petya
O Petya tem um poderio enorme, isso porque não está só preparado para atingir arquivos, como também a criptografar o disco rígido das vítimas, mais precisamente tabela mestre de arquivo impossibilitando o acesso aos dados do disco.
Locky
O Locky é o inimigo silencioso, quase imperceptível capaz de não deixar rastros de infecção.
Além de bloquear os acessos a arquivos ele tem uma particularidade: impedir a abertura da carteira de bitcoins da vítima, ou seja, ninguém encontrará os cibercriminosos.
WannaCry
O WannaCry está como um dos mais famosos problemas cibernéticos a nível global. Assim, os números comprovam o perigo, pois, mais de 125 mil organizações já sofreram com os apagões que o vírus gerou nos milhares de sistemas pelo mundo.
Primeiramente, é importante estar preparado para os ataques, visto que não há data, hora e lugar para acontecer.
Lidar com um inimigo silencioso é complexo, mas deixamos aqui algumas dicas:
Treine seus colaboradores
Primeiramente, a prática começa dentro de casa. Por isso, é importante instruir os seus colaboradores a estarem atentos a ações duvidosas
Segurança dos e-mails
Criar uma prática com a sua equipe de TI, afim de implementar uma solução de filtros de e-mail, capaz de verificar anexos e informações que podem conter quaisquer atos duvidosos.
Mantenha o antivírus em dia
Na maioria das vezes, o uso antivírus está ligado a pacotes. Por isso, é importante estar atento às atualizações.
Uma ótima opção para detectar e fortalecer a segurança contra os malwares são soluções que utilizam de inteligência artificial.
Além disso, o armazenamento é leve, o que não impacta no desempenho dos computadores.
E no Home office...
Para as equipes remotas que estão fora do firewall corporativo, utilize o acesso baseado no VPN.
Dessa maneira, você vai utilizar uma comunicação segura por meio da criptografia dos dados transmitidos.
Invista na tecnologia em nuvem
Do sistema ERP, ao armazenamento dos dados mais sensíveis de uma organização, a nuvem oferece uma gama de possibilidades, tais como:
Como mencionado no início deste artigo, o Ransomware é uma ameaça invisível, ou seja, estes passos que sugerimos vão minimizar os riscos.
Visto que a batalha digital não garante uma eficácia em 100%, é importante levar o conhecimento aos colaboradores, especialistas de TI e a todos os envolvidos da organização.
Afinal, o conhecimento pode ser o grande escudo nesta guerra sem fim contra os cibercriminosos.
Soluções
Nossa solução de ERP oferece uma plataforma integrada que centraliza todas as operações da sua empresa.
Oferecemos ferramentas completas para recrutamento e seleção, gestão de folha de pagamento...
Saiba tudo sobre
Gestão empresarial completo, que funciona como uma plataforma centralizada que integra diversas áreas
Empresa especializada em soluções de gestão empresarial e RH.
Valorizamos a inovação, o trabalho em equipe e o crescimento pessoal.
Proteção de Dados: Sua Privacidade é Importante