Saiba como um ERP pode ajudar nos processos de gestão do seu negócio

O Brasil atualmente é o 9º mercado do mundo em softwares e serviços de TI. É o que nos informa a Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES). Atualmente uma parte considerável dos investimentos nesse setor está nos Sistemas Integrados de Gestão (ERP, do inglês Enterprise Resource Planning). Contudo, muito empreendedor ainda não sabe como um ERP pode ajudar nos processos de gestão do seu negócio.

Basicamente ele ajuda na integração de processos administrativos e contábeis da empresa, simplificando e trazendo maior eficiência para essas atividades. Este artigo é destinado a quem não sabe como o software em questão colabora na automação de tarefas e na organização de operações. Assim, descreveremos nos tópicos seguintes tudo que o sistema pode oferecer para a sua gestão.

Para começar, é importante dimensionar o que o ERP pode fazer. Uma de suas principais características é promover a integração de setores e informações em um único ambiente. Por conta disso o sistema pode ligar departamentos financeiros, de recursos humanos e até mesmo de estoque.

Estas são áreas que normalmente têm uma integração pouco fluida nos modelos tradicionais de gestão. Outro detalhe é que o sistema funciona a partir de módulos, o que permite uma única solução, oferecendo todos os recursos necessários. E mesmo que cada setor da sua empresa tenha softwares próprios, o ERP é capaz de conectá-los.

O seu principal objetivo é fornecer visão e controle de 360° para os gestores. O resultado disso podemos concluir a partir de uma pesquisa realizada pela IDG Research Services, nos Estados Unidos. De acordo com o levantamento, empresas de pequeno e médio porte crescem 35% mais rápido quando adotam sistemas de gestão. Confira em detalhes, a seguir, todos os benefícios que essa tecnologia proporciona para a sua empresa.

Descubra como um ERP pode ajudar nos processos de gestão do seu negócio.

Centralização de informações e integração de departamentos

Comecemos resgatando dois tópicos já mencionados na introdução e que são a base do Sistema Integrado de Gestão. Uma vez que a ferramenta serve para coletar, processar e transmitir dados, ela promove a sua padronização. Ao mesmo tempo o programa trabalha unificando essas informações, como já vimos anteriormente.

Em razão disso a sua gestão poderá ler e compreender melhor dados importantes. Além disso, a ferramenta ajuda a analisar os resultados alcançados por equipe separadamente. Ao solicitar a informação, contudo, não é necessário pedir que cada departamento faça o levantamento de dados. A ferramenta os concentra de forma segura, consistente e atualizada.

Automação de processos

Outra maneira que um ERP pode ajudar nos processos de gestão do seu negócio é no quesito de automação. Existem diversos procedimentos rotineiros da sua empresa que podem ser realizados automaticamente com ajuda do software. Como resultado a intervenção humana deixa de ser necessária, ou então torna-se mínima.

Você precisa apenas configurar o programa de acordo com as necessidades do seu negócio para extrair os melhores resultados. O sistema passará a atuar conforme as operações previstas. Um bom exemplo de como isso funciona na prática é a atualização de relatórios financeiros. Basta que cada área faça o input de seus respectivos dados para que a informação seja organizada pelo ERP.

A sua empresa reduz custos, torna-se mais eficiente e evita retrabalhos.

Redução de custos

Aqui temos um dos melhores exemplos de como um ERP pode ajudar nos processos de gestão do seu negócio. Para muitos empreendedores o maior benefício de um Sistema Integrado é a sua capacidade de reduzir custos operacionais. Isso ocorre porque ele automatiza tarefas burocráticas e repetitivas, executando-as de forma mais rápida e segura.

Ademais, por operar de forma a racionalizar a troca de informações na sua empresa, ele permite economizar com softwares individuais. Além de diminuir em muitos casos os gastos com papéis, impressões e telefonemas. Como os processos se tornam mais enxutos com a ferramenta, há um corte geral de desperdícios e a otimização de recursos.

Aumento da eficiência e diminuição dos retrabalhos

O ERP reduz os esforços manuais e trabalha com automação, logo, a sua implementação resulta em maior eficiência. O acesso fácil à informação é outro fator que colabora para este resultado. E como os processos internos fluem melhor, a empresa também acaba melhorando a forma como o negócio atende às necessidades do cliente.

Devemos ressaltar ainda que a sua equipe conseguirá produzir mais com menos esforço e em menor tempo. Junto com o ganho em eficiência e produtividade vem a eliminação do retrabalho. Sobretudo porque, ao substituir o trabalho manual, o sistema evita os erros humanos mais frequentes. Principalmente nas tarefas repetitivas, as mais propensas a estes problemas. Trata-se de um grande benefício, já que o tempo de refazer tarefas é algo crítico para os negócios. Em muitos casos é algo que ao final de um mês acaba representando uma perda substancial de lucratividade. Com o ERP você evita esta situação.

Os processos serão aprimorados enquanto você extrai insights sobre o seu negócio.

Melhoria de processos e insights de negócios

Todos os benefícios citados até agora poderiam ser resumidos em um único tópico: a melhoria de processos. Afinal, são eles que se tornam mais econômicos, padronizados e eficientes. Ocorre que os efeitos de implementar essa solução na sua empresa não se restringem aos aspectos operacionais mais imediatos.

Os dados que o software é capaz de fornecer servem para o acompanhar os KPIs do seu negócio. O que significa dizer que essa ferramenta servirá para identificar desperdícios, gastos supérfluos e quaisquer outros gargalos operacionais. Resumindo, uma das formas como um ERP pode ajudar nos processos de gestão do seu negócio é por meio de insights. Ou seja, ele tem impacto nos processos decisórios.

Consequentemente, a sua organização se torna mais apta a solucionar os problemas que surgirem pelo caminho. Além, é claro, de possuir subsídios para implantar uma melhoria constante de processos, extraindo sempre o melhor em cada circunstância. Um benefício indispensável para destacar-se no mercado de modo competitivo e sustentável. Estas são todas as formas como um ERP pode ajudar nos processos de gestão do seu negócio.

Não há dúvida de que adotá-lo representará um diferencial para a empresa. Vale destacar, antes de encerrar, que um bom Sistema Integrado oferece módulos diversos para atender às necessidades específicas da sua organização. Além disso, são ferramentas com escalabilidade, que se adaptam conforme as demandas crescem e se modificam.

Escrito por Wellington Silva, Diretor Executivo.

Quer conhecer o ERP mais completo do mercado? Saiba mais aqui.

Paste your AdWords Remarketing code here