Qualificação para eSocial – O Que É? Como fazer?

A qualificação para eSocial é um processo fundamental para empresas e empregadores que utilizam sistemas próprios para transmissão de dados. Descubra no post de hoje do que se trata esse procedimento e como fazê-lo.

O que é qualificação eSocial?

É um processo que deve ser feito por todos os empregadores, antes de iniciar a transmissão de eventos ao eSocial. Serve para que os dados registrados em seus sistemas sejam cruzados com os que estão armazenados dentro do próprio eSocial. O objetivo é encontrar inconsistências entre as informações.

A qualificação para eSocial, portanto, consiste na regularização do cadastro dos trabalhadores no banco de dados do empregador. Caso seja encontrada alguma irregularidade, o evento é rejeitado. Então, para prevenir-se contra qualquer complicação, é fundamental saber como fazer este procedimento.

Como fazer a qualificação para eSocial?

A própria Receita Federal disponibiliza uma ferramenta gratuita para que os empregadores possam realizar a Consulta de Qualificação Cadastral. Com ela, é possível verificar os dados internos de cada trabalhador em contraste com as informações registradas em órgãos oficiais. 

Esta verificação irá validar a consistência dos registros e apontar as discrepâncias que forem encontradas.

Existem duas modalidades de Consulta da Qualificação para eSocial, o módulo lote e o módulo web

Módulo lote

É a opção mais indicada para empresas que possuem muitos funcionários. Esta alternativa dispensa que o empregador tenha que preencher manualmente as informações de cada trabalhador.  

No módulo lote, o empregador envia um arquivo de texto com os dados de todos os funcionários. Em um prazo de até 48 horas, o órgão faz a conferência das informações e retorna os resultados.

Módulo web

Empresas com poucos funcionários podem utilizar o módulo web. Trata-se de um formulário que deve ser preenchido com os dados pessoais de cada colaborador. 

Este formulário pode ser acessado neste link.

Vale lembrar que, para a geração do arquivo, é preciso utilizar o layout  indicado pelo portal do eSocial.

Não havendo retorno de nenhuma inconsistência ou com todas as falhas apontadas devidamente corrigidas, a geração e emissão dos eventos do eSocial estão liberados.

Como vimos, sistemas onde os dados são consistentes e não apresentam divergências fazem toda a diferença na qualificação para eSocial. Por isso, é fundamental contar com um software seguro e confiável. 

Como o StarSoft Applications RH: um módulo onde os dados são integrados, fazendo com que as inconsistências sejam eliminadas. Sua ferramenta eSocial é totalmente confiável e à prova de erros, garantindo total tranquilidade nas transmissões de informações.

Entre em contato para conhecer melhor esta funcionalidade ou preencha este formulário para solicitar uma demonstração.

Paste your AdWords Remarketing code here