Quais os tipos de DCTFWeb?

A DCTFWeb faz parte do cotidiano fiscal, isso é fato, mas para abordarmos este assunto explicamos novamente a função da obrigatoriedade: a DCTFWeb – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos e é uma obrigação tributária acessória onde o contribuinte confessa débitos de contribuições previdenciárias e de contribuições destinadas a terceiros.

Além de todas as funções presentes, há outras utilizações no sistema feitas para o usuário editar a declaração, transmitir e gerar o documento de arrecadação.

Criados para automatizar os processos antigos, obrigatoriedades como o EFD Reinf, eSocial e a DCTFWeb são integradas de forma automática, desse modo após o envio dos eventos de fechamento do eSocial a situação será colocada “em andamento”, consolidando os dados das declarações originais.

No entanto é importante saber que na situação “em andamento” a declaração seria considerada um rascunho, ou seja, juridicamente o documento não teria valia.

Entenda agora os três tipos de DCTFWeb, inclusive com os diferentes prazos de entrega:

 

  • DCTFWeb mensal – é referente ao fechamento mensal dos dados do eSocial e da EFDREINF ; prazo de entrega: até dia 15 do mês seguinte

 

  • DCTFWeb anual: referente à remuneração do 13º salário; prazo de entrega: até dia 20 de dezembro;

 

  • DCTFWeb diária: referente à realização de espetáculo desportivo de futebol; prazo de entrega: até dois dias uteis após a realização do evento.

 

Um detalhe importante e que exige atenção redobrada são para os casos com a data limite do prazo de entrega em dia que não seja útil, pois nessas ocasiões a declaração deverá ser entregue antecipadamente, por isso fique ligado!

Tenha ao seu lado uma solução fiscal confiável e eficiente, conheça as soluções da StarSoft e ganhe mais tempo para o seu departamento.

Para mais informações entre em contato com o nosso time de especialistas através do telefone (11) 4133-2200 ou pelo site www.starsoft.com.br