banner_blog_OEM

Parceria de tecnologia: OEM é tendência e beneficia empresas e consumidores

29/05/2017

OEM, sigla para Original Equipment Manufacturer, que em português significa Fabricante Original do Equipamento, são produtos e, principalmente softwares, fabricados especificamente para empresas. Quando essa parceria alcança o consumidor final não chega com a marca da companhia que produziu o produto, mas sim daquela que finalizou e adquiriu a solução.

Por exemplo: uma grande empresa X desenvolve um dos melhores e mais famosos antivírus do mercado. Outra empresa, que vamos chamar de Y, quer oferecer aos seus clientes e usuários esse mesmo antivírus, com a mesma qualidade, mas com seu nome e sua marca. Essa parceria é chamada OEM.

Isso também acontece em computadores que já vêm com softwares instalados ou com companhias que já possuem um sistema de gestão, mas sentem a necessidade de uma nova função ou de aprimoramento de determinada atividade. Como desenvolver a demanda, além de precisar de profissionais capacitados, muito tempo gasto e alto investimento financeiro, terceirizar essa necessidade pode ser vantajoso para a empresa que vai adquirir o produto.

Vantagens e benefícios da parceria de OEM:

  • Falta de necessidade de investimento em desenvolvedores capacitados
  • Otimização no prazo de entrega do produto final
  • Os melhores produtos e serviços adquiridos a um preço muito mais acessível
  • Ter o mesmo nível de softwares e sistemas de grandes empresas
  • Engajar soluções para determinado tipo de mercado, ampliando a carteira de clientes
  • Ganhar escala, reduzir custo e fortalecer a entrega da empresa
  • Expandir o negócio para companhias de qualquer porte e até de outros ramos
  • Melhor atendimento à expectativa do consumidor final

Adicionar recursos e benefícios aos negócios que agregam valor no produto final já é tendência em diversos mercados e nichos. A parceria OEM acaba sendo vantajosa para todos os envolvidos no negócio: a empresa que produz, a que adquire e ao consumidor, gerando aumento de lucros graças à integração de soluções com muitos recursos com serviços de valor agregado.