Plano de Contas

O que é um plano de contas?

O plano de contas nada mais é do que uma relação de códigos e classificações que são utilizadas para registrar entradas e saídas das empresas. Ele serve como base para que os relatórios contábeis das companhias sejam estruturados. Continue lendo para entender melhor o que é o plano de contas.

Cada empresa deve ter seu modelo

O desenvolvimento de um Plano de Contas precisa ser personalizado para a empresa. Isso porque quem manipula os dados pode precisar de detalhamentos próprios. E um Plano de Contas geral pode não abranger esses detalhamentos.

Importância

O Plano de Contas é o conjunto de uma série de contas, e orienta os trabalhos contábeis das empresas. Seus dados servem como base para desenvolver o Balanço Patrimonial e  Demonstração do Resultado do Exercício. Ou seja, é de importância fundamental na contabilidade de uma empresa.

Tipos de Planos de Contas

Os Planos de Contas se dividem entre Gerencial e Contábil. Além disso, são classificados em quatro grupos, que são: despesas, receitas, ativos e passivos.

Plano de Contas Gerencial

O Plano de Contas Gerencial é desenvolvido com o objetivo de lançar despesas e receitas da empresa em sistema, planilhas. Isso de forma organizada, permitindo uma leitura clara e uma compreensão mais simples dos resultados do negócio. Dessa forma, o plano de contas é uma ferramenta importante para manter o controle financeiro das empresas.

Plano de Contas Contábil

O plano de contas contábil parte do mesmo princípio do plano de contas gerencial. A diferença é que, além das despesas e receitas, conta com divisões extras, como o ativo e o passivo. Isso faz dele um pouco mais complicado de ser compreendido por leigos na área contábil.

Elaboração do plano de contas

Ao elaborar um plano de contas, alguns aspectos devem ser considerados, entre eles:

Porte da empresa: ou seja, se ela é micro, pequena, média ou grande

Segmento: qual é o ramo de atividade da empresa, qual o objetivo dela

Sistema contábil: a disponibilidade de materiais e recursos humanos da empresa  afetam a forma como a contabilidade será afetada. Ela pode ser feita manualmente, de forma mecanizada ou por meio de recursos eletrônicos.

Interesses dos envolvidos: pessoas que fazem uso da contabilidade, desde gerentes até administradores.

Estrutura do plano de contas: de modo geral, as contas patrimoniais que fazem parte do balanço precisam ser separadas em grupos. Além disso, precisam ser classificadas em graus decrescentes de liquidez, visando simplificar o entendimento e avaliação da situação financeira.

Automatize seu plano

Ao automatizar o plano de contas da sua empresa, seus dados estão mais seguros e os resultados são mais confiáveis. Além disso, o processo também fica simplificado. Conheça nosso módulo de Gestão Empresarial, e como ele pode te ajudar com o plano de contas da sua empresa. Acesse o site para saber mais.

Paste your AdWords Remarketing code here