Livro Registro de Entrada - O que é?

Livro Registro de Entrada – O que é?

Parte fundamental das obrigações fiscais das organizações, o livro registro de entrada é um documento que aponta tudo o que entra na empresa. Conheça melhor este livro e sua importância para as empresas.

O livro registro de entrada, como parte dos livros fiscais, é exigido tanto pelo fisco municipal como estadual e federal. Sua obrigatoriedade está ligada diretamente ao regime tributário adotado pela empresa. Assim como os tributos incidentes sobre as atividades da companhia.

Além do livro registro de entrada, outros livros fiscais são obrigatórios para as empresas:

  • Livro registro de saídas
  • Registro de inventário
  • Livro de movimentação de combustíveis (LMC)
  • Registro de apuração de ICMS
  • Registro de impressão de documentos fiscais
  • Livro de apuração de Lucro Real (LALUR)
  • Registro de apuração de IPI

Livro registro de entrada

O livro registro de entrada é uma obrigação para as empresas, sendo estabelecido pelo Regulamento de ICMS de cada estado. 

Seu objetivo é registrar os documentos fiscais ligados à entrada de mercadorias ou bens. Assim como as aquisições de serviços de transporte e comunicação realizadas para qualquer fim pelo estabelecimento. Isso quando este é contribuinte do ICMS.

Quando o contribuinte se trata de uma indústria, o mesmo livro de registro de entrada contém destaques do IPI e do ICMS, por compras de mercadoria.

As informações do livro registro de entrada são repassadas ao fisco através do Sistema de Público de Escrituração Digital (SPED). Essa transmissão de dados também pode ser feita por meio de um sistema de gestão integrado, de forma mais prática.

Importância  

As empresas devem manter o Livro Registro de Entrada para estar em conformidade com a Lei, evitando multas e penalidades. Afinal, este documento é utilizado pelos órgãos responsáveis para fiscalizar o recolhimento de tributos. 

O Livro pode, além disso, também servir como uma ferramenta estratégica para as empresas. Isso porque, a partir dos dados registrados neste documento, as companhias podem realizar uma tomada de decisão mais assertiva.

Acompanhar as informações do Livro Registro de Entrada é, ainda, um modo de estar no controle de todos os bens, mercadorias e serviços adquiridos pela empresa.

Escrituração

Para realizar a escrituração do Livro Registro de Entrada, é preciso seguir a ordem cronológica das entradas no estabelecimento. Também pode ser seguida a ordem das datas de aquisição ou desembaraço aduaneiro. Isso quando as operações não transitarem pelo adquirente ou importador.

Vale lembrar que os registros são feitos individualmente, documento por documento, segundo o tipo de operação. 

Com isso, podemos perceber que esta escrituração é uma tarefa bastante burocrática e minuciosa. Afinal, qualquer erro cometido neste registro pode acarretar em inconsistências que podem levar a multas e complicações.

Para facilitar o processo e torná-lo mais seguro, o ideal é, portanto, optar por um sistema de gestão integrado. Como o StarSoft Applications Gestão Fiscal.

Este módulo foi desenvolvido especialmente para controlar e reduzir custos e riscos fiscais. Totalmente aderente à legislação e às necessidades do seu negócio, ele garante robustez funcional.

Com ele, a emissão do livro fiscal de entrada, assim como os demais, é alinhada à legislação fiscal nacional. Assim, assegura a apuração eficiente dos registros fiscais, organizando as informações por tributos, períodos de apuração e tipo de recolhimento. 

A ferramenta é complementada, ainda, por vários relatórios e consultas diversas que facilitam o acompanhamento de eventuais ajustes fiscais.

Quer conhecer melhor esta solução e cada uma das funcionalidades que pode proporcionar ao seu negócio? Então acesse este link e preencha o formulário para solicitar uma demonstração.

Paste your AdWords Remarketing code here