GRFGTS – Nova Guia de Recolhimento

A nova guia de recolhimento (GRFGTS) foi desenvolvida para substituir a GRF e a GRRF, que são as guias atualmente em vigor. Saiba mais sobre esta mudança no post de hoje.

Nova Guia de Recolhimento

A GRFGTS irá estabelecer uma padronização no recolhimento do FGTS mensal e rescisório. Com isso, a prestação de informações e o cálculo dos valores a serem pagos serão facilitados.

A nova guia de recolhimento surgiu para atender ao Decreto nº 8.373/2014. Este é responsável por regular a prestação de informações sobre o FGTS através do eSocial.

Com esta mudança, serão instituídos dois modelos de guia, que são a GRFGTS Mensal e a Rescisória. A primeira será gerada a partir dos eventos e remuneração dos trabalhadores, constante no evento S-1200. Já a segunda, envolverá a remuneração do trabalhador no mês em que foi desligado, as verbas indenizatórias e as multas rescisórias, quando cabíveis.

A nova guia de recolhimento também terá uma funcionalidade a mais: filtros que permite no momento da emissão. Podendo ser, então, filtrada de forma centralizada, por estabelecimento ou por lotação tributária. 

Além disso, os filtros também podem ser personalizados, filtrando por estabelecimentos, lotações tributárias e/ou trabalhadores. Bem como pode apresentar apenas um grupo entre estes.

A forma escolhida de aplicação dos filtros, porém, será memorizada como padrão pelo sistema, sendo utilizada nas próximas emissões. Tanto por solicitação como por emissão automática.

Adiamento

A nova guia de recolhimento já devia estar ativa desde agosto de 2019. Porém uma Circular da Caixa (nº865) adiou a ação por tempo indeterminado. Por isso, até a divulgação de um novo prazo, a GRF e a GRRF continuarão valendo.

Sistema integrado ao eSocial

Assim como é importante estar informado sobre as mudanças que envolvem o eSocial, também é essencial contar com um sistema integrado atualizado. Com isso as entregas podem ser realizadas com maior segurança e de forma mais simples.

Com o módulo StarSoft Applications eSocial, por exemplo, onde as informações dos eventos trabalhistas podem ser transmitidas conforme ocorrem. Além de permitir um maior controle e gerenciamento dos dados enviados e processados.

Para conhecer todas as funcionalidades deste módulo, entre em contato ou preencha o formulário solicitando uma demonstração.

Paste your AdWords Remarketing code here