Exames Complementares – O que são?

Os exames complementares estão diretamente relacionados à produtividade e a conformidade da empresa aos aspectos legais. No post de hoje, saiba mais sobre sua importância e descubra a melhor forma de gerenciá-los. 

Manter em dia os exames complementares dos funcionários é uma preocupação que todas as empresas devem ter. Isso porque, ao longo do tempo, o desempenho das tarefas rotineiras dos colaboradores pode promover o surgimento de doenças. Para acompanhar o estado de saúde do trabalhador, é fundamental dar atenção aos exames complementares. 

Exames complementares

São aqueles solicitados pelo médico para confirmar um diagnóstico. 

No contexto saúde ocupacional, estes exames servem para atestar se o colaborador está ou não apto a exercer sua função.

Lembrando que cada profissão possui suas particularidade, fazendo com que exames complementares diferentes possam ser necessários. Por exemplo, enquanto uma atendente de call center precisa realizar um exame audiométrico, um motorista precisa realizar o de acuidade visual.

Importância  

São parte do conjunto de 36 normas regulamentadoras propostas pelo Ministério do Trabalho. Estas normas, por sua vez estão amparadas pelo que está designado no Capítulo V da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovado pela Lei nº 6.514/1977

Podemos dizer, portanto, que os exames complementares consistem em uma obrigação para qualquer companhia.

Além disso, problemas de saúde estão entre os principais motivos que levam ao absenteísmo – faltas frequentes de funcionários. Assim, acompanhar a saúde do trabalhador também é uma forma de manter os níveis de produtividade da empresa.

Outra vantagem de estar sempre em dia com os exames complementares dos trabalhadores é uma forma de avaliar a salubridade do ambiente de trabalho. Isto é, avaliando a incidência de determinadas doenças, é possível descobrir se a estrutura da empresa está causando os quadros. Então, a partir destes dados, pode-se aplicar as melhorias necessárias para oferecer um ambiente mais seguro aos colaboradores.

Gerencie a periodicidade dos exames complementares com eficiência

Gerenciar a frequência com que os exames complementares precisam ser realizados pode ser uma tarefa complicada. E quanto maior o número de funcionários, maior a dificuldade. É por isso que a maioria das empresas utiliza um sistema de gestão para realizar este gerenciamento. Como o módulo StarSoft Applications Medicina e Segurança. 

Nosso sistema permite um controle efetivo e periódico dos exames. Além de oferecer visualização em tempo real de qual exame ainda está pendente para qual colaborador. 

Integrado ao e-Social, o sistema registra todas as informações necessárias para enviar à plataforma. Por exemplo, permitindo a montagem completa do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Incluindo no relatório a análise e controle dos riscos ambientais e insalubres.

O sistema proporciona a facilidade de controlar a agenda médica, reservando salas para atendimento e motivo de agendamento para análises. Bem como para o controle do fluxo de atendimento no ambulatório médico.

Quer ter todas estas facilidades na rotina da sua empresa? Então acesse este link para conferir todas as funcionalidades desta solução e preencha o formulário para solicitar uma demonstração.

Paste your AdWords Remarketing code here