eSocial: Transformação digital no RH

O controle de informações de vínculos empregatícios como é conhecido no Brasil está prestes a mudar. A partir de janeiro de 2018, o Governo Federal colocará em prática o eSocial. Em resumo, um sistema automatizado para gerenciar e unificar informações prestadas por empresas brasileiras referentes à prestação de contas fiscais e trabalhistas do empregador.

O projeto do governo visa instituir mais segurança nas informações de RH, tanto para fiscais, quanto para previdenciárias e trabalhistas. Começará a valer inicialmente para empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões, e, a partir de julho de 2018, para as demais companhias.

Trata-se de um módulo do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), instituído pelo decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007. Uma escrituração digital que tem como objetivo unificar a relação entre o fisco e as empresas contribuintes brasileiras. O envio dos dados para validação será único e padronizado, substituindo os antigos registros excessivos e manuais muito mais burocráticos, como registros mensais da folha de pagamento e outras obrigações. Simplificando esses processos, os dados das empresas passam também a ser enviados rapidamente, à medida em que ocorrem.

O departamento de gestão de pessoas está mudando

Antes de mais nada, a ideia do eSocial é facilitar o trabalho do departamento de RH das companhias, que passarão a fazer um único envio de todas as informações importantes – antes enviadas a diferentes setores do governo e em diferentes formatos – , como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP), a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), Seguro Desemprego, Previdência Social, o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), o Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD) e outras obrigatoriedades. Tudo deverá ser acompanhado da assinatura digital da companhia.

Com toda a certeza é uma das áreas mais importantes da empresa, já que cuida da gestão de pessoas, merece um sistema que simplifique as atividades e reduza a burocracia, e é isso que o eSocial vai oferecer. O objetivo é justamente permitir um alívio maior às equipes, gerando economia e praticidade.

 Confira as principais vantagens que o eSocial poderá trazer para a sua companhia:

  • Reduzir a complexidade do trabalho, afinal os envios manuais e trabalhosos passarão a ser digitais e facilmente implementados;
  • Um fluxo melhor de informações por meio da internet e plataforma digital;
  • Desburocratização das principais informações da empresa;
  • Agilidade, praticidade e liberdade no dia a dia da equipe de RH;
  • Gestores mais focados no crescimento dos negócios e não em burocracia.

Os profissionais de RH passarão por muitas mudanças com esse novo cenário e precisam se adaptar rapidamente, já que a homologação logo entrará em vigor. Já está disponível um espaço de teste na Receita Federal para que as empresas submetam algumas informações na plataforma e possam verificar se estão fazendo de forma correta, e ao mesmo tempo o Governo pode verificar como as companhias estão se adaptando à novidade.

O importante é atentar-se que as informações terão um prazo rigoroso para submissão à plataforma. São elas:

  • Dados dos funcionários;
  • Admissões;
  • Desligamentos;
  • Horas trabalhadas;
  • Alterações salariais;
  • Aviso de férias;
  • Atestados de saúde;
  • Folha de pagamento etc.

Como migrar seus dados para a plataforma com segurança

O primeiro passo para a sua organização é se certificar que todas as informações dos funcionários estejam corretas. Já que esses dados serão cruzados com o banco de dados do Governo Federal e não podem ter nenhuma divergência. O segundo passo é contar com uma consultoria especializada, que possa qualificar seus dados, auditar, reestruturar e capacitar a sua equipe.

Para isso, a StarSoft, empresa com quase 30 anos de mercado, a serviço da gestão de dados e informações, oferece o StarSoft Applications, uma solução eficiente com diversos módulos para o gerenciamento completo de dados, com a finalidade de atender às necessidades dos mais diversos órgãos e entidades de fiscalização do país, como a Receita Federal.

Com a contratação de uma equipe especializada da StarSoft, a sua empresa terá a assessoria na organização, na migração e inserção de dados, fazendo uma verdadeira auditoria, validando o que é indispensável e obrigatório, apontando possíveis divergências e erros. Em seguida, toda a transmissão, armazenamento e gerenciamento do que deverá ser enviado será acompanhado e orientado por eles. A ideia é que o seu negócio sofra o menor impacto possível e tire o melhor proveito da novidade.

Para conhecer melhor a solução de eSocial que a StarSoft preparou, acesse o link: https://www.starsoft.com.br/solucoes/recursos-humanos/esocial/. Saiba mais também sobre as outras soluções que a empresa desenvolveu para atender às exigências legais e facilitar o gerenciamento de informações da sua companhia. Entre em contato pelo site https://www.starsoft.com.br/contato/ ou pelo telefone: (11) 4133-2200 e conheça a StarSoft.

Paste your AdWords Remarketing code here