eSocial: Transformação digital no RH

 

Rh e o eSocial
Mais detalhes sobre o eSocial e a transformação do RH

O controle de informações de vínculos empregatícios como é conhecido no Brasil está prestes a mudar. A partir de janeiro de 2018, o Governo Federal colocará em prática o eSocial, um sistema automatizado para gerenciar e unificar informações prestadas por empresas brasileiras referentes à prestação de contas fiscais e trabalhistas do empregador.

O projeto do governo visa instituir mais segurança nas informações de RH, tanto fiscais como previdenciárias e trabalhistas. Começará a valer inicialmente para empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões, e, a partir de julho de 2018, para as demais companhias.

Trata-se de um módulo do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), instituído pelo decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, como uma escrituração digital que tem como objetivo unificar a relação entre o fisco e as empresas contribuintes brasileiras. O envio dos dados para validação será único e padronizado, substituindo os antigos registros excessivos e manuais muito mais burocráticos, como registros mensais da folha de pagamento e outras obrigações. Simplificando esses processos, os dados das empresas passam também a ser enviados rapidamente, à medida em que ocorrem.

O departamento de gestão de pessoas está mudando

A ideia do eSocial é facilitar o trabalho do departamento de RH das companhias, que passarão a fazer um único envio de todas as informações importantes – antes enviadas a diferentes setores do governo e em diferentes formatos – , como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP), a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), Seguro Desemprego, Previdência Social, o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), o Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD) e outras obrigatoriedades. Tudo deverá ser acompanhado da assinatura digital da companhia.

Uma das áreas mais importantes da empresa, já que cuida da gestão de pessoas, merece um sistema que simplifique as atividades e reduza a burocracia, e é isso que o eSocial vai oferecer. O objetivo é justamente permitir um alívio maior às equipes, gerando economia e praticidade.

 Confira as principais vantagens que o eSocial poderá trazer para a sua companhia:

  • Reduzir a complexidade do trabalho, já que os envios manuais e trabalhosos passarão a ser digitais e facilmente implementados;
  • Um fluxo melhor de informações por meio da internet e plataforma digital;
  • Desburocratização das principais informações da empresa;
  • Agilidade, praticidade e liberdade no dia a dia da equipe de RH;
  • Gestores mais focados no crescimento dos negócios e não em burocracia.

Os profissionais de RH passarão por muitas mudanças com esse novo cenário e precisam se adaptar rapidamente, já que a homologação logo entrará em vigor. Já está disponível um espaço de teste na Receita Federal para que as empresas submetam algumas informações na plataforma e possam verificar se estão fazendo de forma correta, e ao mesmo tempo o Governo pode verificar como as companhias estão se adaptando à novidade.

O importante é atentar-se que as informações terão um prazo rigoroso para submissão à plataforma. São elas:

  • Dados dos funcionários;
  • Admissões;
  • Desligamentos;
  • Horas trabalhadas;
  • Alterações salariais;
  • Aviso de férias;
  • Atestados de saúde;
  • Folha de pagamento etc.

Como migrar seus dados para a plataforma com segurança

O primeiro passo para a sua organização é se certificar que todas as informações dos funcionários estejam corretas, já que esses dados serão cruzados com o banco de dados do Governo Federal e não podem ter nenhuma divergência. O segundo passo é contar com uma consultoria especializada, que possa qualificar seus dados, auditar, reestruturar e capacitar a sua equipe.

Para isso, a StarSoft, empresa com quase 30 anos de mercado, a serviço da gestão de dados e informações, oferece o StarSoft Applications, uma solução eficiente com diversos módulos para o gerenciamento completo de dados, preparado para atender às necessidades dos mais diversos órgãos e entidades de fiscalização do país, como a Receita Federal.

Com a contratação de uma equipe especializada da StarSoft, a sua empresa terá a assessoria na organização, na migração e inserção de dados, fazendo uma verdadeira auditoria, validando o que é indispensável e obrigatório, apontando possíveis divergências e erros. Em seguida, toda a transmissão, armazenamento e gerenciamento do que deverá ser enviado será acompanhado e orientado por eles. A ideia é que o seu negócio sofra o menor impacto possível e tire o melhor proveito da novidade.

Para conhecer melhor a solução de eSocial que a StarSoft preparou, acesse o link: https://www.starsoft.com.br/solucoes/recursos-humanos/esocial/. Saiba mais também sobre as outras soluções que a empresa desenvolveu para atender às exigências legais e facilitar o gerenciamento de informações da sua companhia. Entre em contato pelo site https://www.starsoft.com.br/contato/ ou pelo telefone: (11) 4133-2200 e conheça a StarSoft.

Uma resposta para “eSocial: Transformação digital no RH”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paste your AdWords Remarketing code here