esocial prazo

eSocial tem data limite estipulada

O eSocial, projeto do Governo Federal que visa a unificação de toda a prestação de informações relacionadas à folha de pagamento, obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, teve seu prazo definido. Agora, é necessário que as empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões se regularizem até janeiro de 2018. Para os demais contribuintes, a data limite se estende até junho do mesmo ano.

Decretado em janeiro de 2007, o programa tem como objetivo facilitar todo o processo de gestão em recursos humanos de uma empresa e vem sofrendo diversas alterações em sua legislação. Tais reformas, no entanto, tem constantemente adiado sua oficialização.

Histórico

Desde outubro de 2015 está disponível o Módulo Empregador Doméstico do eSocial. Esta ferramenta possibilita o recolhimento unificado das informações como Imposto sobre Renda Pessoal Física, entre outras informações
complementando a determinação dada pela Lei Complementar 150, que institui o Simples Doméstico como responsável de recolher em guia única.

Já em 26 de junho deste ano, foi liberado um ambiente de testes para que as empresas pudessem se familiarizar com o sistema. Para, assim, testassem-no. Em primeiro momento, a liberação desta versão beta foi feita apenas para companhias de TI. Objetivava a adaptação destas ao sistema, além da verificação de falhas e do aperfeiçoamento da plataforma por parte do Governo Federal.

Seguindo o cronograma, esta versão estará disponível para empresas dos demais segmentos entre agosto e dezembro de 2017. A oportunidade é boa para que as organizações possam aperfeiçoar e validar os seus sistemas. Com o intuito de conhecer o eSocial antes do início da obrigatoriedade oficial do uso, no ano que vem.

Durante esta fase de testes, o Governo pretende entender como o projeto está sendo recebido e trabalhado dentro das empresas, bem como sua aceitação e correta usabilidade. Até por este motivo que o prazo oficial para liberação do serviço foi prorrogado para 2018.

Solução StarSoft

Para mais este desafio, a StarSoft tem a solução que facilita a rotina do RH das empresas. O StarSoft Applications. Em resumo, a ferramenta, dividida em quatro áreas, auxilia o profissional em todos os processos e deve tornar mais simples o uso do programa. São elas: Departamento Pessoal; eSocial; Desenvolvimento Organizacional; Medicina e Segurança do Trabalho.

Por meio do StarSoft Applications, é possível ter em mãos dados essenciais à rotina de gestão do RH. Otimizando todo o processo e favorecendo a organização do setor. E com a obrigatoriedade de um processo administrativo como o eSocial, o aplicativo absorve as funcionalidades do programa e facilita a utilização dele em sua empresa.
Quer saber mais? Entre em contato com um dos consultores da StarSoft pelo telefone: (11) 4133-2200.

Paste your AdWords Remarketing code here