eSocial: Grupo 2 poderá utilizar a GRF e GRFF até outubro deste ano.

Fique ligado

A Caixa Econômica Federal, por intermédio da Circular de 30-4-2019, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 23-5, dispõe sobre a geração e a arrecadação das guias do FGTS durante o período de adaptação do eSocial, para fixar, até a competência outubro/2019, o prazo de recolhimento do FGTS mensal, por meio da GRF – Guia Recolhimento FGTS, emitida pelo Sefip – Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, pelas Entidades Empresariais com faturamento menor ou igual a R$ 78 milhões em 2016, exceto os optantes pelo Simples Nacional (inciso II, do art. 2º, da Resolução CD/eSocial nº 2/2016);

Utilização da GRRF

Vale salientar que a circular 858 Caixa/2019 também determina que nos desligamentos de contrato de trabalho ocorridos até 31-10-2019, os mesmos empregadores poderão efetuar o recolhimento rescisório utilizando-se da GRRF – Guia Recolhimento Rescisório do FGTS.

Importante

Portanto, a nova guia para recolhimentos mensais e rescisórios do FGTS, denominada GRFGTS – Guia de Recolhimento do FGTS, deverá, obrigatoriamente, ser utilizada pelos empregadores constantes do 2º Grupo do eSocial, a partir da competência novembro/2019 (vencimento em 6-12-2019), para os recolhimentos mensais, e nas rescisões de contrato de trabalho efetuadas a contar de 1-11-2019.

Uma das melhores soluções do mercado

Mantenha as informações centralizadas de seu departamento para os envios do eSocial.  Acesse o site e conheça o Módulo de Folha de Pagamento do StarSoft Applications, uma das melhores soluções do mercado brasileiro e faça já seu orçamento.