ERP na Nuvem: Por que adotar um sistema de gestão em nuvem?

O mercado está em constante evolução e cabe às empresas encontrar soluções que atendam às expectativas do negócio e dos clientes. Uma das tecnologias que vem sendo aplicada para ajudar nos processos de gestão é o sistema ERP na nuvem.

Conhecido do mundo corporativo, o ERP funciona como um software que reúne as principais operações da empresa em um só lugar, integrando diversas áreas e agilizando processos.

De olho na mobilidade que o conceito de trabalho remoto vem proporcionando e na segurança, o diferencial agora é utilizar este sistema atrelado ao armazenamento em nuvem. Quer saber mais sobre isso, as vantagens e por que migrar? Continue a leitura deste artigo.

Como funciona o sistema ERP na nuvem?

A sigla ERP vem do inglês e significa Enterprise Resource Planning (ou Planejamento dos Recursos da Empresa, em tradução livre). É uma das melhores formas de fazer a gestão corporativa de uma empresa.

No modelo tradicional, que vinha sendo usado até então, o sistema ERP é instalado nos servidores da própria empresa e administrado por uma equipe interna ou terceirizada.

A principal diferença para o sistema ERP na nuvem é a forma de armazenamento, que deixa de ser feito por servidores internos e passa a ser hospedado fora do servidor local. Para que isso aconteça, a empresa precisa apenas de conexão com a internet, além de contratar o serviço levando em conta as demandas que precisa atender.

Por meio da nuvem, que pode ser acessada de qualquer lugar, todas as áreas da empresa são integradas: administrativo, financeiro, comercial, industrial e logístico.

Quais as vantagens de um sistema de gestão em nuvem?

De acordo com uma pesquisa da consultoria Gartner, até 2020 mais de US$ 1 trilhão deve ser investido em TI a fim de migrar sistemas para a nuvem. Esta movimentação faz parte da onda de transformação digital que vem impactando diversos setores.

Escalabilidade, ou seja, é possível replicar o modelo para outros setores da empresa ou até mesmo outras marcas dentro de um grupo;
Sustentabilidade, já que o serviço em nuvem do ERP é mais ecológico ao dispensar o uso de energia elétrica e mais equipamentos (espaço físico), além da poluição que é reduzida graças à mobilidade e possibilidade de trabalho remoto (deslocamento);
Automatização e padronização de processos internos, proporcionando maior agilidade para as equipes e para a tomada de decisões;
Identificação de eventuais falhas e correções;
Solução única e integrada, mais praticidade e mais solidez para uma gestão estratégica com base no Business Intelligence (BI).
Uma das grandes vantagens do ERP na nuvem é a mobilidade, ou seja, o acesso de qualquer lugar, além da flexibilidade para as equipes e a integração entre as áreas da empresa. Veja mais 5 benefícios ao migrar para o armazenamento em nuvem:

1. Facilidade de uso e de acesso

O sistema ERP na nuvem é fácil de usar, mas seu maior benefício está na facilidade de acesso, que pode ser feito de qualquer lugar e com qualquer dispositivo para analisar dados de todas as áreas da empresa em tempo real.

2. Redução de custos

Através de um sistema online, hospedado na nuvem, a empresa economiza com eventuais gastos em servidores ou qualquer outro tipo de infraestrutura física, além de salvar recursos com manutenção, papelada e, também, com equipe de TI.

Qualquer atualização ou correção necessária é feita de forma remota pela equipe responsável pelo software de gestão. A empresa só paga pelo serviço, nada mais.

3. Otimização de processos e de tempo

Ao integrar todas as áreas em um único sistema, processos internos são otimizados, ganhando agilidade de resposta por meio do acesso remoto.

Equipes de TI também são beneficiadas, podendo dedicar o tempo que seria investido em manutenção dos servidores em outras soluções para a empresa.

4. Maior segurança para os dados

A segurança é um fator importante quando se trata de acesso a dados na nuvem. A equipe responsável pelo sistema trabalha com rigorosos protocolos e padrões de segurança.

Além disso, o acesso pode ser restrito por meio de um login, com permissões limitadas para cada equipe, delimitando também o horário de uso.

5. Liberdade para personalizar

Customização é uma palavra que está em alta. Afinal, tanto consumidores quanto empresas buscam produtos e serviços que atendam suas necessidades de forma única. Por isso, o ERP na nuvem pode ser personalizado de acordo com o perfil de cada cliente.

Por que migrar e como escolher o novo sistema?
O sistema ERP na nuvem é indicado para pequenas, médias e grandes empresas, que buscam automação de processos e agilidade na resolução de problemas e a tomada de decisões.

Não é à toa que o modelo vem ganhando espaço no mundo corporativo e segue como forte tendência pelos próximos anos, como mostra a pesquisa da Gartner.

De acordo com o relatório “Tendências ERP 2018”, o sistema de gestão na nuvem, com mínima infraestrutura, baixo custo e segurança de dados, é um caminho sem volta. Segundo o Nucleos Research, o ROI (retorno sobre o investimento) com a nuvem é 3,2 vezes maior.

A tecnologia também proporciona atualizações automáticas, geração de relatórios completos sobre o andamento de cada área e a integração com outros recursos tecnológicos: inteligência artificial, machine learning, internet das coisas (IoT), chatbots e outras novidades.

Com tantos benefícios, fica difícil não querer migrar para um serviço que tem tudo para otimizar o dia a dia da empresa.

A pergunta que surge, no entanto, é como escolher o novo sistema? Para que um software de gestão atenda todas as necessidades do negócio, é preciso levar em conta as funcionalidades essenciais para contratar o serviço, bem como diferenciais competitivos, suporte e preço.

Com mais de 30 anos no mercado, o sistema ERP na nuvem da StarSoft ajuda a simplificar a gestão da sua empresa, com soluções para o fechamento de estoque, financeiro, controle de suprimentos, controladoria, gestão de projetos, importação e frotas, vendas e distribuição.

Acesse o nosso site, participe de uma demonstração ou entre em contato com uma equipe de especialistas, pronta para atender as necessidades do seu negócio.

Paste your AdWords Remarketing code here