Dicas de Segurança no Trabalho - As Melhores

Dicas de Segurança no Trabalho

Seguir algumas dicas de segurança no trabalho é uma iniciativa que, além de manter os funcionários protegidos, conserva a empresa livre de processos trabalhistas. Por isso, no post de hoje, separamos as melhores dicas para você aplicar na rotina de sua companhia.

Segundo dados do Tribunal Superior do Trabalho, somente em 2018 as varas do Trabalho receberam 1.726.009 processos. Além disso, os reclamantes receberam mas de R$ 30,3 bilhões em razão de sentenças da Justiça do Trabalho. 

Neste contexto, nota-se a importância de se priorizar a segurança do trabalho nas empresas. Tanto para melhorar a postura dos empregadores em relação à segurança de seus trabalhadores como para reduzir os custos da companhia com indenizações.

Dicas de segurança no trabalho

Uma vez que é inegável a urgência de iniciativas práticas neste sentido, decidimos separar algumas dicas de segurança no trabalho. Lembrando que mesmo as atitudes mais simples podem fazer a diferença quando o assunto é segurança!

Mantenha os trabalhadores conscientizados

Como não poderia deixar de ser, nossa primeira dica de segurança no trabalho é manter os trabalhadores conscientizados.

Você entendeu direito: mantê-los conscientizados! É comum que, ao longo do tempo, os trabalhadores deixem de dar a devida importância aos cuidados com sua segurança. Por isso, é importante manter um programa de SIPATs (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). Assim os colaboradores são constantemente lembrados da importância da segurança em suas rotinas.

Acompanhe de perto a regularidade dos exames ocupacionais

Outra preciosa dica de segurança no trabalho é se manter a devida regularidade dos exames ocupacionais. Esta atitude é importante para acompanhar a saúde dos trabalhadores.

Além disso, assim você descobre se algum trabalhador está com pendência em algum exame e pode cobrá-lo.

Mantenha uma CIPA

Manter uma CIPA (Comissão interna de Prevenção de Acidentes) é outra dica de segurança no trabalho que deve ser seguida.  

Com ela, você garante que a empresa tenha programas para promover a saúde e integridade física dos trabalhadores. Além de assegurar que doenças e acidentes de trabalho sejam prevenidos.

Faça uma rigorosa gestão de EPIs

Tão importante como manter os trabalhadores conscientes sobre a importância de sua segurança é oferecer EPIs adequados a eles. 

Nossa última dica, portanto, é justamente fazer uma rigorosa gestão de EPIs (equipamentos individuais de segurança) como de EPCs (equipamentos de proteção coletiva). 

É importante que estes equipamentos estejam dentro do prazo de validade e sempre apresentem bom estado. Afinal, o objetivo é que estes itens garantam, efetivamente, a segurança dos trabalhadores.

Conte com um sistema de gestão integrado para ajudar a garantir a segurança no trabalho

Você sabia que um sistema de gestão integrado pode ajudar em cada uma de nossas dicas de segurança no trabalho? Este é o caso, por exemplo, de nosso módulo StarSoft Applications Medicina e Segurança no Trabalho.

Uma solução completa e eficiente, que permite minuciosos gerenciamento e planejamento dos processos e tarefas relacionados à segurança no trabalho. Além de garantir o compliance com a legislação e o e-Social.

Saiba mais sobre esta solução entrando em contato conosco ou preenchendo este formulário para solicitar uma demonstração!

Paste your AdWords Remarketing code here