Dicas para evitar falhas na folha de pagamento

Uma das melhores formas de evitar falhas na hora de fazer a remuneração dos trabalhadores é capacitar a equipe com um curso de folha de pagamento. Este é um cuidado importante, principalmente quando lembramos que qualquer erro cometido neste documento pode incorrer em processos trabalhistas. Mas a capacitação não é a única saída para resolver este problema, existem outras soluções que também podem ajudar. Confira cada uma delas no post de hoje.

Falhas podem custar caro

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) recebeu, só em 2018, 206,8 mil processos, de acordo com um relatório do próprio órgão. Este número é 15% maior do que o registrado em 2017, antes da reforma trabalhista. 

Estes dados reforçam que os erros cometidos no departamento de recursos humanos não são ignorados. Pior: podem gerar consequências prejudiciais aos caixas das empresas, devido às multas e indenizações.

Soluções para prevenir falhas

Neste cenário, podemos perceber o quanto é importante que a equipe de recursos humanos seja capacitada. Além disso, ela precisa ter o apoio de sistemas confiáveis para realizar suas tarefas com o máximo de exatidão. 

Para evitar que estes erros e inconsistências aconteçam, pode-se adotar um conjunto de soluções. Juntas, estas são capazes de aumentar a confiabilidade e a segurança das tarefas realizadas pelo departamento.

Curso de folha de pagamento

Logicamente, todo o funcionário de determinado departamento precisa conhecer a fundo cada detalhe de suas funções. Com a área de recursos humanos não é diferente. 

É importante que cada membro da equipe do departamento pessoal conheça todos os elementos que compõem a folha de pagamento. Mais do que isso: é preciso que todos os envolvidos na elaboração do documento conheçam bem a CLT e acompanhem suas mudanças.

Para isso, um curso de folha de pagamento pode ser uma boa saída. Nele, os colaboradores aprendem a identificar os descontos que podem ser realizados em folha. Descobrem, ainda, como diferenciar adicionais como insalubridade e periculosidade. Também passam a saber quando são válidos os benefícios como o salário família, por exemplo.

Sistemas de gestão automatizados

Para garantir que realmente não haverão falhas na elaboração da folha de pagamento, também pode-se adotar um sistema de gestão. 

Estes softwares têm todas as taxas e vencimentos pré-programados e não editáveis para evitar a incidência de inconsistências.

Os sistemas também facilitam as tarefas e otimizam as atividades próprias à área. Dessa forma, fazem com que a equipe não fique sobrecarregada com tarefas burocráticas. E, com isso, sobra mais tempo para que o departamento encontre pontos de melhorias e desenvolva estratégias para aprimorá-los.

Treinamentos periódicos

Mais do que capacitar equipes com curso de folha de pagamento, é interessante que as empresas também ofereçam treinamentos periódicos. 

Assim, a equipe se mantém sempre atualizada sobre as mudanças nas regras inerentes ao departamento de recursos humanos. Com isso, não serão cometidas falhas devido aos profissionais estarem desatualizados.

Utilizando estas três soluções, sua empresa estará mais segura contras os erros em folha de pagamento. Consequentemente, também terá maior segurança contra casos de processos trabalhistas.

Caso queira adotar um sistema de gestão para o seu departamento pessoal, conte com o módulo StarSoft Applications RH. Com esta solução você otimiza as tarefas burocráticas do setor com toda a segurança e assertividade. 

Entre em contato para conhecer melhor esta ferramenta e preencha o formulário para solicitar seu orçamento.