Controle de Benefícios - Para que serve?

Controle de benefícios – Para Que Serve?

O controle de benefícios nas empresas é fundamental para gerenciar os diferenciais oferecidos aos funcionários. Tanto que as companhias que negligenciam esta questão podem prejudicar a si mesmas e aos seus trabalhadores. Hoje, vamos explicar a importância hodeste controle e indicar a melhor maneira de fazê-lo.

Os benefícios e o mercado atual

Cada vez mais empresas estão buscando formas de oferecer benefícios às suas equipes, buscando reter talentos. Isso porque está cada vez mais difícil encontrar profissionais que estejam realmente capacitados para desempenhar funções específicas. Neste contexto, oferecer e fazer o controle de benefícios é essencial.

O Estudo MetLife de Tendências de Benefícios para Funcionários Brasil 2018, inclusive, apontou que a preocupação das empresas em relação aos colaboradores aumentou. 

Se em 2013 esta era uma preocupação de 89% das empresas, em 2017 esse número subiu para 99%. Em 2018 e 2019, continuou sendo uma das questões principais para os empregadores e a tendência é continuar. Isso pode ser reflexo do cenário do mercado de trabalho, onde se espera que seja cada vez mais difícil contratar profissionais com habilidades e talentos necessários. Pelo menos isso é o que 76% dos empregadores entrevistados acreditam.

Oferecer benefícios não traz vantagens apenas para as empresas. Também melhora a  imagem da companhia, servindo também para aumentar sua produtividade e qualidade. Afinal, é inegável que profissionais que se sentem valorizados com benefícios, produzem mais e trabalham melhor.

Importância dos benefícios para os trabalhadores

Atualmente, segundo o estudo Metlife, os empregadores estão mais dispostos a melhorar a qualidade de vida dos funcionários com benefícios. Isso porque perceberam que, na grande maioria das vezes, os profissionais consideram que benefícios relevantes são mais importantes do que o salário em si. Alguns até aceitam remuneração inferior à que almejam, se os benefícios oferecidos forem atrativos e façam diferença em suas vidas. 

Na era da experiência, isso é perfeitamente natural. Isso porque qualidade de vida, tempo com a família e preocupação com a saúde estão sendo cada vez mais valorizados. Os profissionais querem mais do que ganhar dinheiro: querem poder aproveitar a vida de forma saudável enquanto fazem isso.

Não basta simplesmente oferecer, é preciso fazer o controle de benefícios

O controle de benefícios é que vai identificar qual funcionário está preparado para receber uma promoção ou aumento. Também é através deste acompanhamento que se descobre a necessidade do profissional passar antes por um treinamento ou capacitação. 

Além disso, os benefícios devem estar de acordo com a realidade atual, sempre sendo revisados para se manter relevantes. Igualmente importante é saber que nem sempre o benefício que é bom para um trabalhador é bom para todos. É preciso considerar a particularidade de cada caso.

Para manter o controle de benefícios, porém, é preciso contar com um sistema de gestão integrado eficiente. É impossível realizar este controle manualmente, pois toma muito tempo e requer atualização de acordo com as mudanças do mercado.

A StarSoft possui uma plataforma específica para retenção de talentos, benefícios, treinamento de colaboradores e gerenciamento de cargos e salários. Com o StarSoft Applications People Analytics, é possível realizar o controle de benefícios de forma prática, otimizada e integrada.

Para conhecer todas as funcionalidades deste módulo, entre em contato ou preencha o formulário para solicitar uma demonstração.

Paste your AdWords Remarketing code here