Frota de Veículos - Controle da Manutenção

Controle da manutenção dos veículos – Frota

O controle da manutenção de veículos é essencial para as empresas em diversos aspectos. Aumentar a vida útil da frota, economizar no gasto de combustível e até analisar o comportamento de seus motoristas. Ou seja, é uma gestão extremamente importante para a companhia como um todo. Descubra alguns pontos fundamentais no controle de manutenção de veículos no post de hoje.

Tipos de manutenção

Primeiramente, é preciso dizer que existem três tipos de manutenção de veículos de uma frota. Confira cada uma delas:

Manutenção preventiva

Este tipo de manutenção é programada e sua realização aumenta a vida útil dos veículos, prevenindo defeitos e estragos. Ela é baseada nas recomendações do fabricantes e é realizada mesmo que o veículo não apresente nenhum tipo de avaria ou mal funcionamento.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é realizada para reparar danos que já ocorreram nos veículos de uma frota. Portanto, geralmente é emergencial e costuma ser mais cara que a manutenção preventiva. Afinal, é mais caro precisar consertar algo que estragou do que manter em bom estado algo que está funcionando bem.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva utiliza dados coletados sobre os veículos para observar quais serviços de reparos serão necessários para cada veículo. Diferente da preventiva, que utiliza-se apenas da recomendação do fabricante, esta observa apenas pontos específicos que precisarão de atenção.

Como fazer o controle da manutenção dos veículos

Realizar a manutenção dos veículos é muito importante para manter a frota sempre rodando com o máximo desempenho. Além disso, com este procedimento também é possível identificar desperdícios e eliminá-los, garantindo economia. Confira alguns elementos fundamentais para a manutenção da frota de veículos:

Combustível

O controle de manutenção de veículos precisa acompanhar o consumo de combustível. Dessa forma é possível observar se os veículos estão apresentando um bom desempenho com o combustível que usam. Também é uma forma de identificar se o veículo está apresentando algum defeito no tanque. Permite ainda que se possa fazer uma avaliação que considere se há formas de economizar combustível que podem ser orientadas aos motoristas.

Com o módulo de gestão de frotas da StarSoft é possível verificar aspectos como média de consumo de combustível e custos por quilômetro rodado. O sistema também oferece informações sobre o lacre do tanque e contador de bombas na abertura e fechamento.

Manutenção

Os veículos requerem manutenções regulares para manter o bom funcionamento e o melhor desempenho possível. Portanto, planejar as manutenções veiculares é fundamental.

A gestão de frotas da StarSoft permite que sejam programadas manutenções preventivas, corretivas e preditivas. Assim a empresa já estará preparada para arcar com as despesas de cada uma delas e não será pega de surpresa em casos de emergência.

Pneus

Pneus carecas e a pressão interna são fatores que podem causar acidentes graves. Portanto, os pneus também precisam fazer parte do controle de manutenção de veículos.

Neste aspecto você também pode contar com a gestão de frotas da StarSoft para te ajudar. Com ela é possível acompanhar a pressão, os sulcos, a vida útil e até os rodízios e recapagens dos pneus. Tudo de forma prática e sistematizada.

O controle da manutenção de veículos de uma frota é uma tarefa extremamente trabalhosa se realizada sem apoio de um sistema integrado. Por isso, para ajudar nessa responsabilidade tão complexa, a StarSoft desenvolveu um software especialmente para a gestão de frotas. Assim você consegue registrar dados importantes sobre multas, estacionamento, seguros, licenciamento, impostos e realizar tantas outras atividades relacionadas com precisão e praticidade. Acesse o site para conhecer melhor esta solução e solicitar um orçamento.