Controladoria da Empresa - Qual o papel?

Controladoria da Empresa – Qual o papel?

Parte fundamental da administração e contabilidade, a controladoria da empresa é a responsável por manter o negócio sempre saudável. Sua importância é tamanha que, quando é negligenciada nas companhias, pode ser fatal, chegando a causar falências. Descubra a dimensão do papel deste departamento no artigo de hoje!

O que é controladoria?

A controladoria da empresa é uma área que oferece suporte à tomada de decisões, de forma mais assertiva e estratégica. E não poderia ser diferente, já que sua criação foi justamente para proporcionar o aprimoramento da gestão nas grandes organizações norte americanas do século XX.

Se naquela época buscar melhoria já era importante, no cenário atual a urgência é ainda maior. Especialmente quando consideramos o mercado VUCA: volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Para entregar informações concretas, garantindo assim uma tomada de decisões estratégica, a controladoria das empresas considera diversas áreas de conhecimento. Como por exemplo

  • Fiscal
  • Financeiro
  • Custos
  • Planejamento tributário
  • Planejamento estratégico
  • Previsão orçamentária anual.

Tipos de controladoria 

A controladoria da empresa pode ser contábil ou administrativa. As duas, porém, possuem estreito relacionamento, sendo que especialistas na área aconselham que andem sempre juntas. Além disso, mesmo tendo duas vertentes, um único gerente basta para administrar ambas.

Conheça melhor cada uma delas:

Controladoria contábil

Este tipo de controladoria é mais focada na coleta de dados para oferecer suporte concreto para a tomada de decisões.

Esta controladoria também é encarregada de estruturar o orçamento de acordo com o planejamento de cada departamento. Isso, logicamente, alinhado ao objetivo principal da organização.

Controladoria administrativa

A controladoria administrativa possui um foco mais geral no que se refere aos departamentos internos. 

Este tipo de controladoria concentra-se mais em mediar o relacionamento entre as áreas, garantindo o bom funcionamento da empresa.

É responsável por coletar dados específicos de cada departamento, como despesas, investimentos, entre outros. Seu objetivo é auxiliar no planejamento orçamentário.

Papel da controladoria da empresa

A controladoria da empresa pode variar, de acordo com as particularidades do negócio. Ainda assim, independente do negócio, algumas funções são básicas neste departamento. Confira as principais:

Suporte ao planejamento estratégico

O planejamento estratégico visa construir um plano de ação para definir o caminho para alcançar os objetivos da empresa. Para tanto, leva em conta elementos internos e externos ao negócio.

Este planejamento precisa, então, do suporte de dados concretos e confiáveis que somente a controladoria da empresa pode proporcionar. Com estas informações, o planejamento estratégico é estruturado de forma mais assertiva e eficiente.

Apoio no planejamento orçamentário

O planejamento orçamentário permite colocar em prática tudo o que foi determinado no planejamento estratégico. Isto é, garantir que haja recursos necessários para executar as ações definidas.

Neste sentido, a controladoria da empresa também contribui diretamente. Isso porque faz o levantamento de cada detalhe da operação. Reunindo, para isso, expectativas de faturamento, receitas e despesas.

Proporcionar controle organizacional

A controladoria da empresa se encarrega de estabelecer métodos de realização dos procedimentos e supervisioná-los. Além de ser responsável por acompanhar e medir os resultados obtidos.

Com isso, proporciona maior controle organizacional, mantendo a companhia a par de seu desempenho. Também oferece um panorama completo em relação à execução das ações estratégicas. Demonstra, ainda, se os resultados estão correspondendo às expectativas.

Garantir controle contábil e de custos

Um dos principais objetivos da controladoria da empresa, como vimos, é o levantamento de dados. Na perspectiva contábil, isso significa apuração de custos e acompanhamento dos números.

Com o mapeamento destas informações, a controladoria fornece um maior controle contábil e de custos. O que permite à organização estar ciente dos padrões de controle de qualidade, através de um monitoramento facilitado

Garante, ainda, um acompanhamento prático dos resultados, permitindo uma identificação mas ágil de possíveis falhas. 

Pode adotar, também, um aspecto preditivo, a partir da possibilidade de simulação de cenários. 

Como trazer maior praticidade e segurança à controladoria da empresa

Vimos que a controladoria se relaciona com diversas áreas de conhecimento dentro da empresa. E, a partir dos dados coletados em cada uma delas, proporciona uma tomada de decisões mais estratégica.

Para isso, porém, é preciso que as informações sejam sólidas, sem nenhuma duplicidade ou inconsistência. O que é praticamente impossível sem um sistema de gestão integrado.

Com o suporte de um software, a controladoria pode ter acesso a todos os dados necessários. Isso com a segurança que somente um sistema pode oferecer para garantir dados concretos.

Aqui na StarSoft, temos um módulo totalmente dedicado a este departamento. Com ele, o gerenciamento, planejamento e orçamento dos processo da contabilidade administrativa são otimizados.

Além de fornecer diversas funcionalidades práticas e eficientes, como por exemplo:

Contabilidade integrada

Onde as informações disponíveis no módulo podem ser geradas a partir dos resultados da integração de outros departamentos. Como por exemplo estoque, compras, vendas, financeiro, folha de pagamento e ativo fixo.

Seu funcionamento se dá partindo do conceito de período. Isto é, classificando o controle de lançamentos de acordo com períodos pré estabelecidos.

Relatórios contábeis

Dentro desta funcionalidade, a controladoria pode elaborar diversos relatórios e dashboards. Como por exemplo balanços patrimoniais, demonstrativos de resultados e demonstração de resultado de exercício (DRE).

Tudo isso atendendo às demandas administrativas e gerenciais de cada empresa. Além de oferecer total flexibilidade para configuração de fórmulas para cálculos contábeis, personalizando a construção de relatórios.

Ativo fixo integrado aos processos de compras e vendas

Permite à controladoria da empresa compartilhar online os dados gerados dentro desta funcionalidade. Abrangendo, por exemplo, análises como extração de valores de depreciação de bens. 

Para tanto, opera unicamente com conceito de registro, controle e monitoramento dos bens imobilizados.

Gerenciamento do bem imobilizado

Nesta funcionalidade, a controladoria oferece cadastros de marca, modelo, fornecedor, número da Nota Fiscal e tipo de imobilizado. 

Seu diferencial é permitir o relacionamento direto com o plano de contas. O que permite a elaboração das contabilizações de baixa depreciação e transferências ocorridas com o bem.

Agora você já sabe a importância da controladoria da empresa e como nosso módulo pode trazer praticidade ao departamento. Só falta adotar o StarSoft Applications Controladoria para otimizar as atividades deste setor!

Entre em contato conosco para saber mais sobre a solução ou preencha o formulário neste link para solicitar seu orçamento.

Paste your AdWords Remarketing code here