Contabilidade Integrada

Contabilidade integrada

Nos escritórios de contabilidade, estar a par das novas tecnologias que realizam o trabalho repetitivo de forma autônoma é uma necessidade. Unido a essas novas práticas tecnológicas, o aumento da produtividade é uma das melhores consequências a serem colhidas ao adotar tal prática.

Uma tecnologia que bem se destaca nesse segmento é a contabilidade integrada. Tendo como principal característica a integração do setor contábil da empresa com os setores que estão diretamente ligados a ele, como é o caso do RH, por exemplo, essa funcionalidade tem como consequência a vinculação  de custos, fiscais e estratégias  para uma melhor gestão do negócio. 

No post de hoje, iremos saber melhor como funciona a Contabilidade Integrada, como funciona essa metodologia e quais práticas são precisas adotar para colocá-la em funcionamento. 

 

Contabilidade Integrada

Contabilidade integrada se caracteriza pela integração de todos os setores, seções, divisões, departamentos e filiais de uma entidade em um único sistema central de processamento e gestão de dados. Nela, todas as questões estratégicas e fiscais do negócio ficam mais transparentes e harmoniosas com o setor contábil.

Aliás, mesmo quando a função de contador é terceirizada pela empresa, a adoção desse conceito é ideal para garantir melhores resultados, já que, tendo como suporte essa integração, o contador acaba por ter acesso aos dados em tempo real da empresa, evitando, assim, falhas na comunicação, atrasos, retrabalhos, falta de organização, dentre outros problemas, garantindo a segurança, agilidade, economia e flexibilidade. 

 

Benefícios da Contabilidade Integrada

Se você leu até aqui e já sabe que essa solução é ideal para um bom funcionamento do seu negócio, iremos listar agora mais alguns benefícios oferecidos pela Contabilidade Integrada.

 

Agilidade e Praticidade: 

Tendo em vista que a comunicação com o contador pode ser demorada, levando dias para que uma solução seja alcançada, esse sistema de gestão destaca-se ao trazer resultados rápidos para seus adeptos, já que, dentro dele, o contador possui acesso livre aos dados da empresa, podendo agir de forma mais autônoma e funcional dentro de determinada atividade. 

Tal transição de informações gera uma grande economia de tempo para sua empresa. Além disso, também diminui consideravelmente as chances de erros serem cometidos no trajeto das tarefas diárias, aumentando, assim a produtividade da sua equipe. 

 

 

  • Análise de dados em tempo real:

 

Por meio dos modernos e sofisticados softwares de gestão conectados ao sistema integrado, a contabilidade passa a ser automatizada, oferecendo análises mais precisas e em tempo real. Obtendo acesso aos dados sem precisarem estar no mesmo lugar, cliente e contador só precisam estar conectados à internet para que a funcionalidade da Contabilidade Integrada se faça presente. 

Um exemplo disso seria  o cálculo do vale refeição e transporte dos funcionários, que não precisaria mais ser feito de maneira tradicional e demorada, mas automatizada pelo software de gestão, que trabalharia sozinho levando em conta os dias trabalhados por cada um. 

 

 

  • Segurança

 

Ninguém gosta de pensar que seu computador pode vir a estragar. Mas em situações como essas, usuários da Contabilidade Integrada não precisam ficar de mãos atadas sem saber o que fazer, afinal, todos os dados ficam salvos na nuvem, podendo ser acessados em qualquer hora e lugar, desde que haja permissão. 

Não apenas isso, mas também a criptografia se faz presente para oferecer mais conforto e segurança, diminuindo as chances de um hacker invadir seus dados, garantindo a confidencialidade informativa da corporação. 

 

 

  • Abolição de erros cotidianos

 

Também é preciso mencionar a diminuição de erros no lançamento de dados, que, com a implementação da Contabilidade Integrada, passa a ser trabalho do software de gestão, diminuindo naturalmente o número de erros. 

 

 

  • Produtividade

 

O ganho de produtividade deve ser mais um dos benefícios reconhecidos através da adesão da Contabilidade Integrada.  Afinal, tarefas operacionais passam a ser automatizadas, não havendo mais a necessidade de revê-las, uma a uma, na sua frente. Dessa forma, dados e demais informações são lançadas mais rapidamente pelo contador ao sistema. 

O sucesso de uma empresa depende de sua produtividade. E nesse sentido, a contabilidade não se difere.  Ao aderir ao sistema de Contabilidade Integrada, você prova que pode fazer mais e melhor e, no fim das contas, sua empresa é que sai ganhando. 

 

Contabilidade Integrada na prática

À essa altura, você deve querer saber se sua empresa está apta para abraçar a contabilidade integrada como parte de seus recursos.

O primeiro passo a ser dado é o do comprometimento que sua empresa precisa ter nessa direção. As mudanças exigem vontade e preparo do terreno para os novos ares.  Dessa forma, não se pode excluir ninguém do processo, passando por todos os departamentos.

Nesse sentido, é preciso que todos usem o sistema e de forma correta para que os dados obtidos sejam precisos, afinal, a contabilidade é uma atividade fundamentada em números, e qualquer erro pode acarretar em problemas futuros. 

O investimento é o passo mais importante. É necessário contratar um sistema de gestão confiável e completo para que as soluções abracem todos os segmentos necessários. 

Para lhe ajudar, a StarSoft possui o módulo de controladoria com a Contabilidade Integrada anexa a ele. Nessa área, inserem-se as ferramentas de Ativo Fixo, Contabilidade e Livros Fiscais, contemplando uma ampla variedade de relatórios, gráficos e mapas, permitindo uma visão integrada, ágil e precisa em tempo real, garantindo suporte às definições de estratégias por parte dos Controllers e Diretores Financeiros.

Ficou interessado?

Converse com a gente! Estamos prontos para abraçar o seu projeto. Clique aqui e preencha esse formulário que, posteriormente, estaremos entrando em contato com você.

Paste your AdWords Remarketing code here