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Choque de gerações: Como desenvolver diferentes perfis de profissionais

09/05/2017

Você certamente já ouviu falar sobre os tipos de gerações no mercado de trabalho e o conflito entre elas. Afinal, esse tema nunca esteve tão em alta dentro das empresas, já que atualmente existem até 6 gerações trabalhando juntas no mercado. São elas:

  • Tradicional (com mais de 73 anos)
  • Baby Boomers (de 53 até 72 anos)
  • X (de 37 a 52 anos)
  • Y (de 27 a 36 anos)
  • Z (de 21 a 26 anos)
  • Geração Millennials (até 20 anos)

Cada uma delas tem seu jeito de trabalhar, de se motivar, criar, gerir, inovar e um modo de pensar. Então, não é difícil imaginar que essas diferenças entre as pessoas, com visões e valores muitas vezes opostos, entrem em conflito no dia a dia de trabalho.

Os maiores conflitos de gerações acontecem por diversos motivos, como:

  • Dificuldade para liderar alguém diferente, que não se conhece a necessidade.
  • Falta de interesse em conhecer os valores de cada geração, para assim compartilhar percepções e buscar pontos em comum.
  • Não respeitar as diferenças de pessoas que pensam e enxergam o trabalho de uma nova maneira.
  • Falta de vontade para ensinar e de disposição para aprender.

Se o choque de gerações é inevitável, o grande desafio para as empresas é a forma de liderar, gerenciar e desenvolver seus colaboradores de multigerações, evitando prejuízos de todos os tipos e a falta de comando.

Técnicas de KPI – utilizadas para passar a missão e visão da empresa para os funcionários – ajudam a alinhar os objetivos de cada geração, para assim garantir o melhor desempenho de cada colaborador.

Então, como formar de um time com trabalhadores de várias gerações funcionando perfeitamente? A StarSoft, que possui um time formado por multigerações, usa como base os seguintes princípios:

  • Contratar pessoas com a mesma visão e valores da empresa. A parte técnica pode ser aprendida e conquistada no dia a dia de trabalho.
  • Analisar se o funcionário compartilha conhecimento, independentemente da geração. Quem não trabalha em equipe não se encaixa em nenhuma empresa.
  • Reconhecer o funcionário pelo esforço, lembrando que cada geração tem seu jeito de concluir determinada tarefa.

Confira o percentual dos profissionais da StarSoft por faixa etária:

Faixa Etária

Percentual de funcionários

18 a 21 anos

2%

22 a 30 anos

43%

31 a 40 anos

40%

41 a 50 anos

17%

Acima de 50 anos

5%

A StarSoft reconhece essas diferenças e a necessidade de cada geração. Por isso, trabalha constantemente para evitar conflitos entre os diferentes perfis, valorizando o que cada profissional tem de mais importante: seus valores pessoais. A técnica profissional pode ser aprimorada, aprendida e modificada de acordo com a demanda e necessidade de trabalho, mas a essência de cada colaborador é o que o caracteriza como único.

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