Banco de Currículos

Como Fazer Banco de Currículos?

Um banco de currículos é como um arquivo onde estão cadastradas as informações pessoais de profissionais. Tanto de potenciais candidatos para futuras vagas como de  colaboradores atuantes na empresa. No post de hoje, vamos entender a importância de manter este “arquivo” e como criá-lo.

O banco de currículos é extremamente útil para as empresas, podendo ser relevante para diversos processos. Como por exemplo recrutamento e seleção, promoções e treinamentos e também na criação de novas áreas na empresa.

Vantagens do banco de currículos

O estudo Metlife de Tendências de Benefícios para Funcionários (EBTS), demonstra que para 37% dos empregadores a expectativa é enfrentar uma escassez de trabalhadores experientes nos próximos 12 meses. Neste sentido, montar um banco de dados se torna uma estratégia fundamental para as empresas.

Além da dimensão da importância desta ferramenta, há ainda todas as facilidades que ela pode oferecer. As principais são:

Otimização de processos

Um banco de currículos bem estruturado e atualizado pode dispensar a procura por candidatos. Afinal, antes mesmo da vaga ser aberta, alguns dos profissionais cadastrados podem ter o perfil compatível. 

Com isso, não é preciso perder tempo elaborando um anúncio da vaga, eliminando a necessidade de realizar triagens.

Economia

Ao não precisar abrir anúncios para a vaga, o processo consequentemente se torna mais barato.

Assertividade

Se a empresa contar com um bom sistema de gestão para organizar seu banco de dados, há ainda um benefício extra: a assertividade.

Isso porque o software permite que se busque os candidatos com base em suas competências ou demais atributos. Assim, permite uma segmentação que traz maior praticidade ao processo.

Como fazer banco de dados

Se sua empresa quer montar um banco de dados eficiente e organizado, algumas atitudes podem ser úteis. Como por exemplo:

  • Mapear internamente os requisitos para cada cargo, criando assim um plano de carreira e de salários bem definidos
  • Ao fazer os registros no banco de currículos, detalhar cada competência, habilidade e diferenciais dos profissionais. Tanto de possíveis candidatos como de colaboradores ativos
  • Fazer classificações para diferenciar talentos. Você pode, para isso, separar os candidatos que foram captados diretamente pela empresa e os descobertos por agências especializadas
  • Manter as informações dos colaboradores internos sempre atualizadas, para evitar inconsistências e aumentar a assertividade
  • Para garantir a segurança das informações, fazer backups regulares.
  • Utilizar um software de gestão para arquivar os dados coletados e facilitar a organização das informações. Um sistema especializado é a forma mais prática e segura de manter seu banco de currículos.

É importante que você saiba, porém, que nem todos os sistemas podem garantir proteção de dados e eficácia total. Por isso, é importante contar com um software seguro e confiável, como o StarSoft Applications RH.

Seu módulo People Analytics oferece o gerenciamento eficaz e seguro de cargos e salários, desenvolvimento e treinamento de colaboradores. Com isso, permite que a empresa tenha um banco de currículos mais estratégico. Seja na atração, captação, contratação, desenvolvimento ou retenção dos profissionais.

Entre em contato conosco para conhecer melhor nosso módulo e todas as suas funcionalidades ou preencha este formulário para solicitar uma demonstração.

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