Recursos Humanos e Erp

Como o ERP pode ajudar o setor de RH a crescer e se organizar melhor

O departamento de Recursos Humanos – conhecido pela sigla RH – é um dos mais importantes de uma empresa. Nele é feito todo o gerenciamento de pessoas: o bem mais precioso de uma organização. Para que tudo se mantenha em pleno funcionamento, garantindo a saúde da corporação e dos funcionários, é necessário investir em algumas tecnologias. A integração de dados por meio de sistemas é uma boa opção. Pode ser feita por meio do ERP, sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, ou planejamento dos recursos da empresa.

Por esse sistema é possível organizar todo o negócio. Desde o planejamento de recursos, controle de despesas, números e dados importantes para o RH, como também controle do pessoal, folha de pagamento, medicina e segurança do trabalho e o envio do eSocial.

O que o ERP pode fazer pelo departamento da sua empresa?

Existem diversas funções e controles para o setor de RH utilizando sistemas de integração. Por exemplo, no controle da folha de pagamentos, é possível consultar rapidamente relatórios completos com os mais diversos dados, inclusive por período, como saldos totais, lançamentos detalhados e pesquisas analíticas, além de conseguir facilmente fazer o levantamento das necessidades individuais ou coletivas dos empregados. As demandas mais burocráticas e manuais dão espaço à tecnologia.

O controle de ponto eletrônico também é uma das inovações mais tecnológicas. Ela permite diversas variações, inclusive opções de inserção de horários flexíveis para determinados funcionários sem interferir nos horários dos outros. Um controle de banco de horas digital pode ainda cuidar dos créditos e débitos dos funcionários, com o fim de gerenciar os pagamentos ou cobranças.

Outro ponto importante da digitalização do setor, é o desenvolvimento organizacional. Característica fundamental de uma empresa, que pode ser determinante para o seu sucesso. Em um ERP, é possível cuidar os funcionários de forma mais estratégica. Desenhando atividades que os façam crescer ao lado da organização, diferentemente dos controles manuais.

É possível destinar o investimento certo para treinamentos e estudos, por exemplo, e controlar cursos externos e internos para as equipes e/ou funcionários. Cargos, salários e treinamentos necessários são cruzados para determinar os próximos passos. Isso é inteligência digital.

O banco de talentos pode valer ouro se for bem aproveitado. Muitas empresas recebem diariamente dezenas de currículos e portfólios. Por meio de um banco digital é possível não só armazenar cadastros, como também desenhar informações e estratégias necessárias para recrutamentos, organização de etapas para seleções, criar regras para determinar potencialidades e muito mais. Verdadeiros talentos não devem ser desperdiçados, e manter isso de forma online é fácil e prático.

Integração é fundamental

Não é só o RH que pode ter um sistema sólido e funcional por meio de ERP. Outras áreas da empresa precisam contar com ferramentas tecnológica, com o intuito de focar no crescimento, aumento de produtividade e redução de custos. Mas ter softwares diferentes para cada setor pode ser ainda mais fatal do que não ter nenhum.

É aí que a palavra “integração” ganha força. Uma empresa que forneça gestão de dados e informações completas. Incluindo ferramentas de ERP para Recursos Humanos, é a escolha certeira para esse sucesso.

A solução estratégica aponta um crescimento operacional orgânico, proporcionando benefícios, rentabilidade e focando em competitividade de mercado. O investimento em tempo será bem aproveitado, permitindo que o foco seja nos negócios, sem perder tempo – e dinheiro! – com burocracia.

A permanência de processos manuais pode, inevitavelmente, resultar em erros humanos e perda de recursos. Mas usar diversos softwares em diferentes áreas da empresa que não conversam também. Além de retrabalho, isso pode gerar esforço excessivo em refação e custos extras.

Por que é importante migrar e integrar já?

A StarSoft, empresa brasileira especializada em gestão de dados com quase 30 anos de experiência, leva ao mercado de RH seu know-how em gerenciamento com a ferramenta StarSoft Applications RH.Ela conecta a inteligência do departamento com todo o seu negócio, com o intuito de facilitar as tarefas administrativas e burocráticas automatizando processos e integrando-os às estratégias da companhia.

A solução é flexível e atende empresas de pequeno, médio ou grande porte. A fim de acompanhar todas as necessidades de cada uma e integrando inclusive legislações vigentes. Assim como é o caso do eSocial, projeto do governo que vai unificar a relação entre o fisco e empresas brasileiras.

Os módulos são divididos para atender todas as demandas do setor. Desde folha de pagamento e banco de horas, até alterações salariais e admissões.

Para saber mais detalhes sobre a plataforma, acesse https://www.starsoft.com.br/contato/ ou ligue para o telefone: (11) 4133-2200 e converse com os consultores da StarSoft.

Paste your AdWords Remarketing code here