Como alterar a Data no eSocial?

Nas empresas, a data de admissão no eSocial – quando incorreta – pode gerar multa para a empresa. E o valor da penalidade é bem significativo: entre R$402,53 a R$805,06 por trabalhador. A cifra pode até ser dobrada, caso haja reincidência! 

O correto é que o arquivo S220 seja enviado até um dia antes do início da prestação de serviço do colaborador contratado. Porém, caso a data de admissão registrada esteja incorreta, como alterar? É isso que vamos descobrir no post de hoje!

Data de admissão no eSocial – Como alterar?

Se antigamente era possível alterar a data de admissão, no eSocial isto já não é possível. Por isso, caso você tenha errado esta informação, o certo é excluí-la e refazer o processo.

Para retificar a data de admissão no eSocial, é preciso seguir estes passos:

  • Acessar o menu arquivos > funcionários > cadastro básico. Então, ir para o histórico de protocolos, selecionar evento S-2190 e clicar no “X” na  coluna “Excluir do eSocial.
  • Verificar se o processo foi realizado corretamente, pois é obrigatório que um S-3000 seja gerado no momento da exclusão desta admissão. Feito isso, o cadastro pode ser classificado como inativo e a próxima matrícula pode ser utilizada.
  • Realizar novo cadastro, inserindo a data correta.

Em casos de folhas de pagamento consolidadas e enviadas ao eSocial, a alteração se dá exclusivamente por contratação de serviço.

Data de admissão no eSocial – Obstáculos

É importante ressaltar alguns pontos importantes sobre este assunto, para que não haja nenhuma confusão.

O evento de admissão preliminar não pode ser excluído caso haja um evento de admissão S-2200 para a mesma admissão. Caso isto ocorra, é preciso primeiro excluir o evento de admissão definitivo para então excluir o evento de admissão preliminar.

O envio do evento S-1299 (Fechamento dos Eventos Periódicos) não é permitido enquanto não forem enviados os eventos S-2200 (Cadastramento Inicial do Vínculo de Admissão/Ingresso do Trabalhador). Incluindo todos os eventos S-2190 (Admissão de Trabalhador – Registro Preliminar originalmente encaminhados. Isso só não vale no caso da situação de exclusão. 

Facilite suas entregas do eSocial

O eSocial é um sistema extremamente complexo e cada erro que passa despercebido nesta plataforma pode acarretar em pesadas multas. Neste sentido, contar com um sistema que facilite essas entregas é uma das melhores formas de evitar inconsistências.

Como o módulo eSocial, da nossa plataforma StarSoft Applications RH. Com este sistema, as informações podem ser entregues com toda a tranquilidade e segurança. E o melhor: dentro dos prazos. 

Quer saber mais sobre esta solução? Entre em contato agora mesmo ou preencha um formulário para solicitar uma demonstração.

Paste your AdWords Remarketing code here