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Como acessar eSocial – Entenda

O eSocial deve ser utilizado por pessoas físicas empregadoras e contribuintes individuais para entregar suas obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. As pessoas jurídicas também devem entregar suas obrigações na qualidade de empresa, órgãos públicos ou pessoa jurídica equiparada à empresa. Mas, como acessar o eSocial para fazer o cadastro e realizar os devidos registros? Descubra no post de hoje!

eSocial

Desde a obrigatoriedade do eSocial, em janeiro de 2018, mais de 1 milhão de empresas já aderiram aos sistema. Isso de acordo com dados revelados pelo Ministério da Fazenda.

A plataforma integra a rotina de mais de 4 milhões de empregadores e 44 milhões de trabalhadores. Neles estão integrados os dados relativos à Receita Federal, Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria de Previdência e INSS.

Com o eSocial, as empresas conseguem realizar a entrega de suas obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias de forma unificada. Além disso, com o sistema os custos, processos e o tempo gasto nessas ações são otimizados e reduzidos. 

O programa eSocial foi criado para garantir o ingresso de todo o universo trabalhista em território nacional no ambiente tecnológico. Mais do que isso: busca estimular o ambiente de negócios no país.

Como acessar o eSocial

Uma forma de como acessar o eSocial é através do Certificado Digital – uma assinatura com validade jurídica que protege as transações eletrônicas. Com este certificado, as pessoas e empresas podem se identificar e assinar digitalmente a partir de qualquer lugar do mundo. Tudo com agilidade e segurança.

O Certificado Digital é emitido por Autoridade Certificadora credenciada pela Autoridade Certificadora Raiz da ICP-Brasil – AC Raiz. É, ainda, habilitada pela Autoridade Certificadora da RFB (AC- RFB). Esta certifica a idoneidade dos emissores e destinatários dos documentos e dados da rede de comunicação. Isso significa que todas as informações tem sua privacidade e inviolabilidade garantidas.

Para obter um Certificado Digital para acessar o eSocial, é preciso escolher uma das autoridades Certificadoras Habilitadas. Em seguida, deve-se preencher o formulário e enviar a solicitação. A lista de certificadoras pode ser acessada neste link.

Vale lembrar que o Certificado Digital possui prazo de validade e deve ser renovado dentro deste período. Para isso o usuário precisa solicitar a renovação, com assinatura eletrônica, na página virtual da autoridade certificadora credenciada. 

Ainda não possui cadastro no eSocial? Então confira o passo a passo de como realizar o cadastro neste post

Acessar eSocial através de software compatível

Outra forma de como acessar o eSocial é através de um sistema de gestão integrada compatível. Com isso, o acesso é mais simples e prático, com integração de todas as informações relativas às obrigações em um único lugar.

Como o StarSoft Applications, onde todos os registros podem ser feitos e repassados à plataforma do eSocial tempestivamente. Entre em contato para conhecer melhor esta plataforma da StarSoft e a praticidade que ela pode oferecer à rotina do seu negócio.