como fazer o calculo da folha de pagamento

Cálculo da Folha de Pagamento – Aprenda Como Fazer

Para fazer o cálculo de folha de pagamento, é preciso levar em conta cada um dos componentes envolvidos. Como por exemplo horas extras, atrasos, faltas, vale transporte, vale alimentação, adicional noturno, periculosidade e insalubridade. Além das obrigações como FGTS, IRRF, INSS, entre outros. Nós já esclarecemos cada um deles neste outro post.

Como realizar o cálculo de folha de pagamento

Calcular a folha de pagamento dos colaboradores é uma obrigação legal das empresas, conforme disposição artigo 225, Decreto 3048/1999. O procedimento para realizar o cálculo está detalhado nos incisos I e II. Neste sentido, é dever das organizações atender a todas as normas previstas na legislação.

Vejamos o que diz o artigo:

A empresa é também obrigada a:

I – preparar folha de pagamento da remuneração paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu serviço, devendo manter, em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamentos;

II – lançar mensalmente em títulos próprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuições, o montante das quantias descontadas, as contribuições da empresa e os totais recolhidos.

Passo a passo do cálculo

Em primeiro lugar, é preciso computar a remuneração bruta. Isso porque ela será a base para apurar o FGTS e o INSS, por exemplo.

Depois disso, pode-se aplicar as porcentagens de Fundo de Garantia e contribuição à Previdência Social. Lembrando que é preciso verificar se há a ocorrência de salário família e IRRF. Em caso de haver direito ao benefício, o abono é acrescentado aos vencimentos, depois do desconto do valor do INSS. Este cálculo é feito conforme a alíquota estipulada para a faixa da base de cálculo sobre a dedução de dependentes, caso houverem.

Os descontos referentes ao vale alimentação e vale transporte são realizados somente após realizados os cálculos citados acima.

O trabalhador tem direito legal a ser informado do valor bruto de sua remuneração, ou seja, seu salário sem descontos. Assim como deve saber o valor líquido (após efetuados os descontos) de seu rendimento. 

Otimizando o processo de cálculo de folha de pagamento

A tarefa de calcular a folha de pagamento é extremamente detalhista e, por isso, requer extrema atenção. Manualmente, isso pode significar horas realizando o cálculo de apenas uma folha, para garantir que não ocorram erros. Imagine então como pode ser dispendioso calcular a remuneração de todos os funcionários de uma empresa!

Para otimizar esta tarefa, é fundamental contar com um sistema de gestão. Ele, além de tornar esta atividade mais ágil, também evita a incidência de erros. Afinal, os cálculos são realizados automaticamente, através do software, utilizando as taxas pré-estabelecidas. Basta inserir os números nos campos especificados e o sistema faz o cálculo. 

Os erros cometidos no cálculo de folha de pagamento acarretam em diversos transtornos legais, como passivos trabalhistas. E isso pode representar um prejuízo enorme para as empresas. Portanto, contar com um ERP para auxiliar nesta tarefa é uma forma de resguardar-se do pagamento de indenizações e multas.

Quer saber tudo sobre a Folha de Pagamento?

Temos um conteúdo no nosso blog com tudo sobre a folha de pagamento. Nele você vai saber tudo sobre as vantagens da automatização, sobre a desoneração, também sobre a elaboração.

11/07 - Folha de Pagamento - Saiba Tudo Sobre

Com o módulo Folha de Pagamento da StarSoft Applications, é possível aperfeiçoar a gestão e o controle dos processos relacionados. Flexível, esta ferramenta permite a análise do fechamento do ponto. Demonstra, ainda todos os proventos e descontos a serem integrados na folha de pagamento. Interligada ao controle de benefícios, oferece controle sobre os custos da empresa, através dos gerenciamentos sintético e analítico das informações.

Entre em contato e conheça todas as funcionalidades deste módulo para otimizar as tarefas de cálculo de folha de pagamento.