A avaliação dos colaboradores precisa ser feita pelo bem dos negócios. Essa análise faz toda diferença quando pensamos em como os profissionais têm desempenhado suas funções e quais são os resultados.
Portanto, temos que ir um passo adiante e desenvolver escalas na avaliação do colaborador, para os líderes consigam compreender de como está a performance da equipe, quais profissionais estão em destaques, quais precisam melhorar a atuação e outros detalhes.
As escalas permitem que os gestores tenham uma visão objetiva, mas para isso, é necessário aplicar esse método a partir de conceitos claros, ou seja, escolhendo aquele ou aqueles modelos que melhor se aplicam às atividades e negócios.
Este conteúdo vai explicar o que são essas escalas e propor alguns modelos funcionais, que podem promover mudanças positivas. Então, leia o conteúdo completo.
As escalas de desempenho elencam graus ou níveis, com o objetivo de determinar pontuações corretas na avaliação dos profissionais.
Elas podem ser administradas conforme importância, ordem ascendente ou descendente, competências e outros meios de análises.
Por conta de sua abrangência, existe a necessidade de ter uma regra geral para os conceitos, para que se chegue a um resultado satisfatório em relação ao desempenho dos colaboradores. Aliás, aplicar as escalas faz com que os líderes compreendam o desenvolvimento de seus profissionais.
Cada gestor ou gestora vai escolher uma “régua” de acordo com o funcionamento da equipe e até mesmo conforme o ramo de atuação da empresa!
Podemos citar o tipo mais comum de escala de avaliação, a Appus Perf. Essa é uma ferramenta que permite análises como:
Vale ressaltar que as escalas de avaliação não estão relacionadas exclusivamente ao desempenho, pois essa técnica permite entender:
Aliás, é possível chegar a esses resultados por meio de testes psicométricos.
Então, a seguir, conheça os modelos mais comuns e mais curiosos!
Leia também: Conheça 5 principais indicadores de RH estratégicos para acompanhar regularmente
As escalas se baseiam em diferentes tipos de dados que permitem estruturar a avaliação:
Não possuem relação numérica, apenas categorizam respostas.
Exemplo: “Com qual destas frases você mais se identifica em relação ao seu desempenho?”.
Utilizam respostas dicotômicas, geralmente em forma de “Sim ou Não”.
Exemplo: “Você se considera proativo?”.
Organizam respostas em ordem crescente ou decrescente.
Exemplo: “Numa escala de 0 a 10, quanto você considera que a equipe está engajada?”.
Além dos tipos de dados, as escalas podem adotar dois formatos de respostas:
Classificam os colaboradores com notas ou valores. Apesar de úteis, podem carecer de precisão em situações subjetivas.
Explicam em texto os diferentes níveis de desempenho, como “discordo totalmente”, “concordo” ou descrições detalhadas de comportamentos.
Conheça os modelos mais comuns de escalas de avaliação de desempenho e como são usadas!
Classificação simples com três opções, como: “ótimo, bom, regular” ou “1, 2, 3”. É fácil de aplicar, mas pode ser pouco precisa.
Versões mais detalhadas, geralmente com 5 opções ou mais. Permitem maior diferenciação de desempenho entre colaboradores.
Um dos modelos mais utilizados, mede níveis de concordância ou discordância.
Exemplo: “Em relação à frase ‘sou uma pessoa ágil’, você:
Esse formato transmite equilíbrio e ajuda a capturar nuances de opinião.
Traduzido como Escala de Classificação Ancorada em Comportamento, o modelo BARS vincula cada nota a um comportamento específico.
Exemplo: numa escala de 1 a 10, cada número é acompanhado de uma descrição, indo de “péssimo” até “excepcional”.
Esse formato oferece profundidade e reduz a subjetividade, tornando a análise mais crítica e confiável.
Complemento da BARS
Muitas empresas, como a Universidade de Berkeley, utilizam classificações adicionais:
Sugestão de conteúdo: Como calcular remuneração variável e premiação?
Antes de definir, é importante ter em mente que, assim como qualquer outra mudança estrutural na organização, implementar uma escala na avaliação requer dedicação de todos, além de levar um tempo.
Agora, veja algumas tarefas importantes que ajudam a definir o melhor tipo, a implementar ter sucesso na utilização dessa estratégia:
Bom, compreender o que é dispersão e validade fará com que os gestores consigam definir com mais facilidade as escalas na avaliação de desempenho.
Esses dois conceitos são importantes porque a maioria das avaliações de performance acabam se encontrando com elas.
Para melhor compreender, leia as definições abaixo:
O modo de avaliação de desempenho não precisa ser único, mas as questões sim! Independentemente da escala escolhida, os parâmetros precisam acompanhar as especificações da sua marca, alinhando aos objetivos definidos.
Por isso, formule questões coerentes, de acordo com as tarefas e rotina do seu time! Isso fará com que não haja dúvidas por parte dos colaboradores. Além disso, quanto mais específicas as perguntas, melhor!
Quando falamos de treinar os colaboradores, significa prepará-los para uma nova fase, em que o líder passa a avaliar sua equipe. Para isso, seja transparente sobre as escalas escolhidas e como elas funcionam na prática.
Essa movimentação ajuda a criar confiança nos colaboradores, principalmente para que eles não sintam que estão sendo julgados de maneira imparcial.
Essa não é uma resposta simples, pois a escolha vai depender dos objetivos do gestor, o que ele quer medir. Portanto, para cada ação de análise, a gestão pode escolher a que melhor se encaixar.
Então, pondere. Para avaliações objetivas, uma excelente escolha é o modelo de 3 pontos. Quando a ação requer respostas com mais detalhes, é possível optar pela escala BARS.
A implementação de escalas pode ser potencializada com o uso de plataformas de avaliação de desempenho.
A StarSoft oferece soluções completas de Gestão de Talentos, com recursos para:
Conheça as soluções da StarSoft e descubra como otimizar suas avaliações de desempenho.
Como fazer um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)
Imposto IVA na Reforma Tributária: o que muda para as empresas?
Clima organizacional e comunicação: o RH como ponte com os colaboradores
Soluções
Nossa solução de ERP oferece uma plataforma integrada que centraliza todas as operações da sua empresa.
Oferecemos ferramentas completas para recrutamento e seleção, gestão de folha de pagamento...
Saiba tudo sobre
Gestão empresarial completo, que funciona como uma plataforma centralizada que integra diversas áreas
Empresa especializada em soluções de gestão empresarial e RH.
Valorizamos a inovação, o trabalho em equipe e o crescimento pessoal.
Proteção de Dados: Sua Privacidade é Importante