o que faz o analista de business intelligence

Analista Business Intelligence – O que faz?

No mercado atual, onde vivemos em uma sobrecarga de informações, o analista business intelligence mostra-se muito útil. Afinal, a partir de análises minuciosas e exatas, ele pode apontar quais dos diversos dados disponíveis são de fato relevantes para o seu negócio. Vamos descobrir o que este especialista faz e qual é sua importância nas empresas? Continue lendo e descubra.

O que é Business Intelligence?

A tradução literal do termo business intelligence é, literalmente, inteligência de negócios. Com isso já dá para se ter uma ideia sobre do que se trata esta área. Em resumo, as informações que ele obtém, depois de compiladas, são utilizadas para orientar uma tomada de decisões mais clara e assertiva.

Para ter uma visão mais ampla sobre este tema, você pode dar uma olhada neste post.

Os analistas de business intelligence e o que fazem

A área do business intelligence é extremamente vasta, tanto que divide-se em vários tipos. Então, dependendo do segmento da empresa, podem existir diversos analistas BI, cada um focado em um determinado tipo de canal.

Analista business intelligence web analytics

O analista BI web analytics é quem colhe os dados oriundos da landing page, do site, do e-commerce e demais plataformas de uma empresa. Sua análise é fundamentada nos dados gerados via web por visitantes que acessam estas plataformas.

As informações são reunidas por ele com o propósito de identificar personas, analisar o comportamento do usuário, entre outros. Por isso é extremamente útil na área de marketing das organizações.

Analista business intelligence Social Media

O trabalho de um analista business intelligence de mídias sociais é voltado exclusivamente para avaliar como as pessoas se comportam nas redes sociais. Utilizando ferramentas próprias para isto, ele observa os seguidores da empresa, identificando oportunidades de negócios. Além disso, procura desenvolver estratégias baseadas nos dados verificados para trazer mais clientes para a marca.

Analista business intelligence de ferramentas

Este tipo de analista business intelligence atua de forma bastante técnica, desde a coleta de dados até a mineração destes. Ele é quem verifica as infraestruturas dos sistemas, analisando um alto volume de informações, em busca de padrões compatíveis com o negócio.

Para realizar a captação destes dados, ele utiliza-se das informações registradas no sistema da empresa (ERP). Geralmente, seu foco são as vendas.

Entre os atributos deste especialista, está o profundo conhecimento em banco de dados, muita organização e um apurado senso de análise crítica.

Todas as empresas podem contar com este tipo de analista, para melhorar sua tomada de decisões. Porém, para que ele possa atuar de forma satisfatória, precisa do apoio de um sistema completo e robusto. O analytics da StarSoft conta com módulos especializados em diversas análises, permitindo a melhor compreensão dos dados, orientando as estratégias corporativas e ajudando a entregar melhores resultados para os clientes, colaboradores e stakeholders. Para conhecer todas as funcionalidades desta solução, acesse este link.

Conseguiu entender a importância do analista business intelligence nas empresas? Se tiver restado alguma dúvida, não deixe de comentar abaixo!