Benefícios ERP na Gestão Financeira

7 Benefícios do ERP na Gestão Financeira

O setor financeiro é o que mais precisa de um sistema de análise e controle estruturado, graças à complexidade das informações com o qual trabalha. Você ainda não utiliza o ERP na gestão financeira da sua empresa? Então confira 7 benefícios de se adotar este software nas rotinas financeiras do seu negócio:

  1. Redução de custos

Com um ERP na gestão financeira, todos os sistemas são integrados. Isso permite que o departamento financeiro tenha um acesso maior aos gastos da empresa.

Baseando-se nestas informações fica mais fácil identificar as despesas que podem ser reduzidas ou eliminadas. Com isso, é possível gerar uma economia considerável para a empresa como um todo.

  1. Segurança nas operações financeiras

As informações trabalhadas no financeiro são altamente confidenciais e precisam ser protegidas. Por isso, manter dados em arquivos de fácil acesso pode ser extremamente perigoso para empresa. Seja no sentido estratégico ou nos aspectos tributários.

Nesse contexto, adotar o ERP na gestão financeira é a solução perfeita. O software permite que dados sejam registrados em servidores externos, com acesso possível apenas por meio de login e senha.

  1. Otimização processos

No departamento financeiro existe uma infinidade de atividades complexas que precisam ser realizadas.

Com o suporte de um ERP, a gestão financeira consegue otimizar esses processos burocráticos. Isso faz com que mais tempo possa ser dedicado a pensar em estratégias que promovam o crescimento da empresa.

  1. Eficiência do planejamento financeiro

O planejamento financeiro é essencial em qualquer organização. Isso porque ele é determinante para assegurar que metas sejam atingidas com o máximo de eficiência no menor período de tempo possível.

Porém, para que um planejamento financeiro seja eficiente, ele precisa de informações concretas e confiáveis. Estas podem ser obtidas com um sistema integrado.

Portanto, o ERP na gestão financeira fornece os dados necessários para se desenvolver um planejamento financeiro mais preciso e seguro.

  1. Redução de erros

O setor financeiro é o que mais lida com números, valores, porcentagens e dados. De forma alguma essas informações podem conter erros. Qualquer erro que ocorre neste departamento acarreta em pesados prejuízos para a empresa.

Além disso, erros cometidos em relatórios podem significar decisões ou estratégias completamente diferentes. Assim como falhas no lançamento de notas ou recebíveis afetam os tributos pagos, diminuindo a margem de lucros.

Porém, ao contar com o ERP na gestão financeira estes erros são eliminados, gerando mais eficácia nas tarefas.

  1. Maior organização dos documentos financeiros

O sistema ajuda a ter mais controle sobre a vigência de contratos, pedidos de clientes e fornecedores, datas de vencimentos e demais documentos financeiros. Tudo isso de forma organizada e disponível em tempo real.

Portanto, o ERP na gestão financeira evita retrabalhos e desperdício de tempo procurando algum demonstrativo, por exemplo.

  1. Tomada de decisões mais assertiva

Com um ERP, a gestão financeira conta com uma base sólida para fundamentar sua tomada de decisões. Afinal, o sistema oferece dados representados em forma de gráficos e relatórios que permitem desenvolver estratégias mais assertivas e precisas.

Aliás, com todas as informações que o sistema oferece, pode-se aplicar o Business Intelligence e tornar a empresa mais competitiva. Se você ainda não sabe exatamente como funciona esta estratégia ou não conhece bem o termo, pode entender melhor lendo este post.

Agora você já sabe todos os benefícios que o ERP pode trazer à gestão financeira da sua empresa.

Acesse nosso site e descubra todas as soluções que a StarSoft tem a oferecer para o seu negócio e faça um orçamento.